Acabou a descida. Preço dos combustíveis vai subir no dia de Natal

9 meses atrás 104

Depois de oito semanas consecutivas a descer, o preço dos combustíveis deverá subir na última semana deste ano de 2023.

Posto de combustível

© André Mendes / Razão Automóvel

Teria de acontecer mais cedo ou mais tarde… A trajetória descendente do preço dos combustíveis nos últimos dois meses deverá terminar com o início da próxima semana, 25 de dezembro, dia de Natal.

O preço do petróleo tem estado a subir nas últimas duas semanas, tendo só esta semana dado um salto de mais de 4% (o Brent está acima dos 79 dólares, à hora de publicação deste artigo).

As previsões por fontes do setor, apontam, por isso, que a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de dezembro, o preço do gasóleo simples irá subir 3,5 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples 95 deverá subir dois cêntimos por litro.

abastecimento de combustível© Wassim Chouak / Unsplash

Assim, o preço médio dos combustíveis na próxima semana deverá ser de 1,587 €/l no caso do gasóleo simples e de 1,647 €/l no que diz respeito à gasolina simples.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 21 de dezembro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar que estes valores não irão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas preços médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi no passado mês de outubro a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e foi anunciado que não se previam quaisquer alterações até 2024.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina, pelo menos, até ao final do corrente ano.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Ler artigo completo