Acionistas dão ao Sporting luz verde para emitir até 50 milhões de dívida este ano

7 meses atrás 63

A AG Extraordinária da SAD do Sporting deu autorização para a emissão de até 50 milhões de euros em obrigações, com maturidade “não superior a 4 anos” até ao final do ano.

O Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informou o mercado sobre as deliberações da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de 6 de Fevereiro de 2024.

Os acionistas da sociedade anónima desportiva (SAD) do Sporting deram luz verde para que a SAD possa emitir até 50 milhões de euros em obrigações até ao final deste ano.

A AGE  deliberou sobre a autorização a conceder ao Conselho de Administração, “nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 8º dos Estatutos, para uma ou mais emissões obrigacionistas, até ao montante máximo global de 50 milhões de euros, com uma maturidade não superior a 4 anos e com o valor nominal unitário de cinco euros, a realizar através de uma oferta pública de subscrição
e/ou uma oferta pública de troca tendo como objecto as obrigações representativas do empréstimo obrigacionista “Sporting SAD 2021-2024”. Emissões essas a terem lugar até ao dia 31 de Dezembro de 2024.

A proposta apresentada pelo Conselho de Administração, no âmbito do ponto 3 da ordem do dia, foi aprovada, por maioria, tendo obtido 1,26 milhões de votos a favor, 5 votos contra e 22 abstenções.

A Assembleia Geral Extraordinária também aprovou a proposta do conselho de administração para a conversão dos valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis (VMOC) adquiridos pelo clube ao BCP e Novobanco com um elevado desconto.

A AGE deliberou sobre a proposta de modificação dos termos e condições da emissão designada por Valores Sporting 2010 (…) alterando as
condições de vencimento antecipado por opção do titular dos VMOC Valores Sporting 2010.

A proposta apresentada pelo Acionista Sporting Clube de Portugal, no âmbito do ponto 1 da ordem do dia, foi aprovada, por maioria, tendo obtido 1,26 milhões de votos a favor, um voto contra e 26 abstenções.

A AGE deliberou sobre a proposta de modificação dos termos e condições da emissão designada por Valores Sporting 2014 (…), alterando as
condições de vencimento antecipado por opção do titular dos VMOC Valores Sporting 2014.

A proposta apresentada pelo Acionista Sporting Clube de Portugal, no âmbito do ponto 2 da ordem do dia, foi aprovada, por maioria, tendo obtido 1,26 milhões de votos a favor, um voto contra e 26 abstenções.

Recorde-se que o clube liderado por Frederico Varandas tinha anunciado já um acordo com o Novobanco para recomprar 51,4 milhões de VMOC que poderiam ser convertidos em ações até 2026 pelo preço de 15,4 milhões de euros.

Já o BCP perdoou 60 milhões de euros ao Sporting. A sociedade leonina negociou os VMOC que pertenciam ao BCP por apenas 16,8 cêntimos cada, em 2022, pagando assim cerca de 14 milhões de euros para ficar com o equivalente a 84% das ações da SAD e assegurar com isso a maioria do capital da SAD que poderia estar em risco caso os VMOC fossem convertidos em ações sem acordo no ano de 2026. Mas como o Sporting pagou  30 cêntimos por unidade ao Novobanco, isso implicaouum ajustamento no preço dos VMOC adquiridos ao BCP. Assim, além dos 14 milhões de euros que os leões pagaram, o BCP recebeu mais 9,27 milhões de euros, totalizando desta forma 23,27 milhões pelos 135 milhões de VMOC que detinha.

Ler artigo completo