Acordo da COP? "É o mínimo dos mínimos. Só depois do tempo foi possível"

9 meses atrás 93

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, afirmou, esta quarta-feira, que "a COP não chegou a um acordo para a eliminação dos combustíveis fósseis, chegou a um acordo para a expressão 'transição para fora dos combustíveis fósseis'".

Em comentário ao anúncio da COP28, sobre o acordo aprovado que propõe, pela primeira vez na história destes encontros, mencionar todos os combustíveis fósseis, principais responsáveis pelas alterações climáticas, numa decisão a adotar por todos os países, Mariana Mortágua, em declarações aos jornalistas, acusou a COP de ter sido um "fracasso".

"A prova do fracasso da COP é que só à 25.º hora, já depois do tempo regulamentar, é que foi possível chegar a um acordo que é o mínimo dos mínimos e que usa a expressão 'transição para fora dos combustíveis fósseis' para evitar a expressão que se esperava e que é defendida pela ONU que é a 'eliminação gradual dos combustíveis fosseis'", frisou.

Na ótica da líder bloquista, "a COP não chegou a um acordo para a eliminação dos combustíveis fósseis, chegou a um acordo para a expressão 'transição para fora dos combustíveis fósseis'".

"Mesmo que este acordo seja cumprido (e nenhum foi cumprido até hoje), nós estamos perante um aquecimento que é o dobro daquele previsto nas metas do Acordo de Paris e, portanto, estamos para lá do aquecimento que seria o aquecimento aceitável que não queremos destruir o planeta num futuro próximo", destacou ainda. 

De recordar que o Acordo de Paris, adotado em 2015 na COP21, impôs como objetivos a redução das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera e a limitação do aumento das temperaturas mundiais além de 2ºC acima dos valores da época pré-industrial, e de preferência que não aumentem além de 1,5ºC.

O acordo anunciado pela COP28, esta quarta-feira, propõe, pela primeira vez na história destes encontros, mencionar todos os combustíveis fósseis, principais responsáveis pelas alterações climáticas, numa decisão a adotar por todos os países.

Leia Também: COP28 aprova acordo inédito para abandono dos combustíveis fósseis

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo