Açores: Bolieiro assume o novo Governo mas é criticado pela oposição por falta de diálogo

6 meses atrás 78

País

O presidente do Governo dos Açores diz que fará tudo para "dar corpo às ambições dos açorianos" e que continuará a servir "as pessoas e não as coisas", mas não se livrou das críticas da oposição.

O novo Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) tomou esta segunda-feira posse perante a Assembleia Legislativa da região, na cidade da Horta, na ilha do Faial.

Um mês depois das eleições regionais, entra em funções o 14.º Executivo açoriano. O social-democrata José Manuel Bolieiro volta a liderar um Governo que diz ser de continuidade.

"As nossas políticas inovadoras e disruptivas deram bons resultados. São para continuar e ganhar consistência, se nos derem estabilidade e duração. Para isso, cada um assumirá responsabilidade própria. responsabilidade própria", começou por dizer.

Bolieiro sublinhou que são precisas pontes entre Governo e oposição.

“Fazemos do diálogo, não uma mera forma de governar, mas um método de enfrentar os desafios da sociedade açoriana”, acrescentou.

A oposição critica a postura de Bolieiro

O líder do Chega/Açores, José Pacheco, considerou que a tomada de posse do novo Governo Regional não trouxe "nada de novo" e disse que a coligação PSD/CDS-PP/PPM não deu, até à data, oportunidade para o diálogo.

O deputado único da Iniciativa Liberal referiu que o novo Governo Regional "é o mesmo", com "apenas duas caras novas", mas disse esperar melhores resultados de governação.

O PS/Açores mantém a intenção de votar contra o Programa do Governo Regional, uma vez que as circunstâncias no arquipélago não se alteraram, disse disse o líder do grupo parlamentar do partido, João Castro.

O deputado do PAN afirmou que o novo Governo Regional "está maior do que o anterior" e disse aguardar pelo programa para saber "para onde o executivo quer ir nos próximos quatro anos".

Ler artigo completo