ADN | Mecanismo laranja engrenado com renovação

4 meses atrás 83

Com o início do Euro 2024 ao virar da esquina, está na altura de conhecer todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

Os Países Baixos. Presença assídua nas grandes competições de seleções - ainda que tenham falhado o Campeonato do Mundo de 2018 e o Europeu de 2016 -, já são velhos conhecidos de todo e qualquer adversário.

A mítica e eterna Laranja Mecânica está de volta aos grandes palcos e com uma fase de renovação a ser ultrapassada, fase após fase.

Depois dos quartos-de-final alcançados no Catar, muito mudou. Desde logo, Louis van Gaal abandonou o cargo de selecionador nacional, seguiu-se Ronald Koeman e uma busca por inserir os grandes e (literalmente) novos talentos neerlandeses nas contas. 

A grande cara permanece: Virgil van Dijk continua o dono e senhor da braçadeira de capitão laranja. No entanto, à sua volta, o 3x4x3 variou para um 4x3x3 mais ofensivo e, após a notícia da ausência por lesão de Frenkie de Jong, ainda mais sentido acaba por fazer a escolha do técnico. 

Aliado à grande experiência de jogadores como Stefan de Vrij, Gini Wijnaldum e Memphis Depay, cada setor do campo - praticamente - tem uma cara de grande nível associada. Mesmo assim, os talentos que têm vindo a despontar não deixam a desejar e que o digam os casos de Xavi Simons, Ryan Gravenberch ou Jeremie Frimpong.

Afinal, para chegarem ao Euro, os Países Baixos selaram o segundo lugar do Grupo B com seis vitórias em oito jogos na fase de apuramento - sendo que apenas foram derrotados pela seleção líder do grupo, França. No final, um registo bom para se ter em conta e para deixar o apetite aberto para perceber o que de bom e melhor podem trazer e fazer na Alemanha.

O Campeonato Europeu, no entanto, reservou um reencontro com a congénere gaulesa, mas Polónia e Áustria a partilhar os mesmos destinos. As expectativas de algo para lá da fase de grupos estão elevadas para os neerlandeses que se têm mostrado, cada vez mais, com o mecanismo engrenado.

Ler artigo completo