ADN | Saudoso retorno ao palco de eleição

4 meses atrás 50

Com o início do Euro 2024 ao virar da esquina, está na altura de conhecer todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

Tradicional membro das fases finais dos Europeus ao longo da história, a Roménia só por uma vez ultrapassou a fase de grupos - em 2000 -, tendo como primordial fasquia por termo à malapata que sobre si se adensa.

Com Ucrânia, Eslováquia e Bélgica pela frente, o equilíbrio de potencial, sobretudo com as duas primeiras seleções, pode ser vital para uma luta pelo apuramento até à última gota.

@Getty /

E, se os belgas são considerados quase por decreto, como os grandes favoritos a segurar a liderança, não menos verdade é que a turma romena foi, a par da seleção do centro da Europa, a única do grupo a chegar à fase final com o estatuto de primeiro classificado da respetiva qualificação.

Um sinal claro da qualidade e organização que ameaça demonstrar a equipa orientada por Edward Iordanescu, depois da superioridade pontual - cinco pontos de vantagem - para a respeitada Suíça.

Sem qualquer derrota na caminhada para o sexto Euro da história do país, os tricolorii fizeram da sua férrea defesa o ponto mais forte da sua matriz de jogo para, sempre que possível, destilar algum veneno pelas suas principais armas no ataque. 

Em oscilação entre o 4-5-1 no momento defensivo e o 4-3-3 a atacar, a Roménia tem em Radu Dragusin, central do Tottenham, a joia da coroa de um onze que costuma ter em Nicolae Stanciu, Florin Coman, Hagi ou Alibec os principais artistas no terço atacante.

Ler artigo completo