AEP leva agroalimentar à América Latina

4 meses atrás 58

A Associação Empresarial de Portugal leva várias empresas nacionais até à APRA Show Brasil, um dos maiores eventos do sector na América Latina.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e dez empresas nacionais estão a participar na maior feira da América Latina para o sector agroalimentar. A APAS Show Brasil, “um evento de referência para o sector da distribuição no Brasil, que acontece em São Paulo, entre os dias 13 e 16 maio”.

A participação na APAS, organizada pela AEP em parceria com o Grupo Opal, “é uma oportunidade para as empresas consolidarem e estabelecerem contactos com novos parceiros, numa cidade, São Paulo, que é conhecida por reunir importadores/distribuidores que comercializam para todos os destinos de um país de dimensão continental”, refere a associação em comunicado.

“Esta será a sétima vez (a primeira foi em 2006) que a AEP organiza a participação na APAS, um certame de referência para o setor da grande distribuição no Brasil e o maior do continente americano, com expositores e visitantes de áreas diversas e que engloba, para além do espaço de exposição, um congresso, que promove o contacto entre empresários, indústria e compradores de todo o mundo”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.

O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes, é a nona economia mundial e a primeira da América Latina. “Começa a apresentar indicadores com crescimentos significativos e as exportações de Portugal para o Brasil, nomeadamente de vinho, continuam a aumentar, apesar do contexto difícil que a economia mundial vive”.

As relações comerciais com o Brasil continuam a ser de grande importância para Portugal, quer pelos laços históricos, quer pelo atual posicionamento mundial deste mercado no sector da grande distribuição. Casa dos Amados (produção de vinhos comuns e licorosos), Casa José Luís Pedro (produção de vinhos comuns e licorosos), Ferbar (comércio por grosso de outros produtos alimentares), Grande Porto (comércio alimentar, bebidas e tabaco), Lacto Serra (preparação de leite e outros produtos lácteos), Ponto de Venda (agência de publicidade), Prisca (fabricação de produtos à base de carne), Recheio (cash & carry), Veracruz Industries (descasque e transformação de frutos de casca rija comestíveis) e Vineves (comércio por grosso de azeite, óleos e gorduras alimentares), são as empresas que fazem parte da iniciativa.

Em 2023, o projeto BOW – Business on the Way promoveu a participação de mais de 200 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais, missões empresariais, em 23 mercados distintos. Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

Ler artigo completo