Putin liga a Lula para discutir plano de paz para a Ucrânia já rejeitado por Zelensky

5 horas atrás 16

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ligou esta quarta-feira para o seu homólogo e amigo brasileiro, Lula da Silva, para, entre outros temas, discutirem o plano de paz para a Ucrânia apresentado em maio conjuntamente com o Brasil e a China. A informação foi divulgada pela assessoria da presidência brasileira.

O plano elaborado pelo Brasil e pela China sobre um acordo de paz para o conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia, iniciado a 24 de fevereiro de 2022 após as tropas russas invadirem o território ucraniano, prevê o congelamento das linhas de frente dos dois exércitos nas posições que ocupam atualmente, e o início de conversações diretas entre os dois países em guerra com a mediação de aliados. Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, já rejeitou publicamente essa proposta, avaliando que favorece o invasor, ou seja, a Rússia, que ocupou e domina uma parte considerável do território ucraniano.

Em entrevista recente, o presidente ucraniano também criticou firmemente o posicionamento de Lula da Silva, classificando-o como claramente pró-russo, e a proposta do brasileiro de a Ucrânia aceitar ceder a parte do seu território já dominada pela Rússia em troca do fim do conflito e da paz.

Não foi divulgado pela assessoria presidencial brasileira se Lula e Putin tomaram alguma decisão comum sobre o assunto, somente qual foi o principal tema abordado na longa conversa entre os dois chefes de Estado, um diálogo que antecede também a cimeira dos BRICS, bloco político e económico formado, entre outros, por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, a realizar-se no próximo mês em Kazan, na Rússia. (FIM).

Ler artigo completo