Aeroporto em Alcochete (e Samora Correia) é "solução que melhor serve interesses do país"

9 meses atrás 76

País

O novo aeroporto em Alcochete ou Vendas Novas agrada aos autarcas e à população, que acreditam que trará grande desenvolvimento na região.

Alcochete e Vendas Novas são as duas soluções mais viáveis para a construção do novo aeroporto, de acordo com o que divulgou a Comissão Técnica Independente. Contudo a localização do novo aeroporto fica no município vizinho: em Benavente, na freguesia de Samora Correia.

Para as pessoas de Samora Correia, a pouco mais de 30 quilómetros de Lisboa, a possível construção do novo aeroporto traz muitas vantagens à localidade.

“Exemplar a forma como este trabalho foi desenvolvido e efetivamente nas suas conclusões aponta o campo de tiro da Força Aérea em Benavente como a solução que melhor serve os interesses do país. Isso é importante, porque já em 2008, o país tinha tomado uma decisão, que era o campo de tiro também como solução para um aeroporto”, diz Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente.

Nas vantagens e desvantagens de Vendas Novas também aparece como uma forte possibilidade contra si: o facto de terem terrenos privados e, por isso, têm de ser expropriados, o que atrasaria o início da obra.

O relatório preliminar mostra que um aeroporto em Vendas Novas só ficaria operacional no final de 2032, já em Alcochete aconteceria em 2030.

Se a opção não for dual, o investimento vai crescer principalmente em Alcochete que pode ultrapassar os 10 mil milhões de euros. No entanto, em qualquer dos casos a Comissão Técnica Independente diz que o investimento feito será recuperado a médio prazo e que um novo aeroporto vai trazer retorno financeiro para o país.

Ler artigo completo