AFC Wimbledon e MK Dons: como uma mudança de cidade originou uma rivalidade

6 meses atrás 50

O AFC Wimbledon recebeu e venceu o MK Dons por 1-0, fruto de um remate certeiro de Ronan Curtis, numa das últimas jogadas do encontro da 36ª jornada da League Two- quarto escalão do futebol inglês, depois de League One, Championship e Premier League.

Sem pensar muito, podemos pensar que este tratou-se apenas de mais um jogo da competição em causa, mas existe um histórico (e uma rivalidade) de vários anos entre os dois emblemas que estão ligados entre si. Confuso, caro leitor?

Wimbledon
13 títulos oficiais

Mergulhamos nos livros da história e contamos todos os pormenores desta associação do futebol inglês. AFC Wimbledon e MK Dons, dois símbolos que nasceram a partir do Wimbledon FC, clube extinto em 2004.

Avanços e recuos 

Wimbledon FC, exatamente. O emblema fundado em 1889 esteve durante alguns anos na Premier League e chegou, inclusive, a conquistar a FA Cup, na temporada 1987/88. Levaram a melhor sobre o Liverpool por 1-0 e deram ao museu o maior dos seus troféus. Vinnie Jones, um dos jogadores mais emblemáticos e que se tornou ator numa fase posterior, esteve no onze inicial e ajudou a equipa a triunfar.

No entanto, não continuaram com o mesmo sucesso no campeonato pois desceram de divisão algum tempo depois, em 2000. Após sete triunfos, 12 empates e 19 derrotas, o Wimbledon FC decidiu dar um novo rumo à caminhada: queriam mudar-se para a cidade de Milton Keynes («oferecida» a distintos emblemas ao longo do tempo pois não tinha nenhum clube), a 90 quilómetros de Londres. A sugestão foi avançada por Charles Koppel, presidente do clube nomeado por dois empresários noruegueses que estavam na administração.

A razão? Durante muitos anos, o Wimbledon FC jogou em Selhurst Park, recinto desportivo que pertence ao Crystal Palace, num acordo entre as duas equipas que deveria ser... temporário. O cenário prolongou-se pois nunca conseguiram encontrar a «casa» certa para a mudança.

A 2 de agosto de 2001, numa altura complicada para o emblema inglês, Charles Koppel tornou pública a intenção de rumar a Milton Keynes e avançou com a mesma. Apesar de a ideia, numa primeira instância, ter sido recusada pela Federação Inglesa, acabou por ser aceite, mas por uma comissão independente de três homens, em maio de 2002.

Boa moda inglesa

Este cenário causou bastante desagrado aos adeptos do clube. Insatisfeitos e revoltados, decidiram criar o AFC Wimbledon, a 30 de maio de 2002. Assim, o Wimbledon FC tornou-se no Milton Keynes Dons FC (MK Dons) ao mesmo tempo que o AFC Wimbledon nasceu. A rivalidade estava assim criada.

O primeiro encontro entre as duas equipas disputou-se a 2 de dezembro de 2012, na FA Cup. Entre picardias, insultos e emoção, o MK Dons acabou por vencer por 2-1 e seguir em frente na competição. Esta tendência, aliás, foi a mais verificada nos duelos que têm sido frequentes nos últimos anos.

As histórias, a partir daí, foram muitas. A partida em 2012 ficou marcada por um avião a sobrevoar o estádio com a frase «Somos Wimbledon». Os responsáveis? Adeptos do AFC Wimbledon. Em 2017, por outro lado, existiram preocupações de segurança devido a conflitos entre os dois grupos de adeptos. Assim, os apoiantes do MK Dons só puderam deslocar-se em viagens organizadas pelo próprio emblema.

Nesse mesmo ano, aliás, o AFC Wimbledon foi acusado de não cumprir os regulamentos da liga devido ao... placar eletrónico do estádio, uma vez que o mesmo referiu-se ao adversário apenas como «MK». A Federação Inglesa foi obrigada a intervir e acusou o clube de «menosprezo».

O AFC Wimbledon só triunfou em três ocasiões: em 2014, 2017 e... 2024. Apesar de ocuparem a décima posição da League Two, o emblema comandado por Johnnie Jackson conquistou o maior feito para os adeptos do clube.

Quais serão os próximos capítulos desta rivalidade?

Ler artigo completo