Afonso Antunes e Joaquim Chaves resistem em Pantín

3 semanas atrás 33

A armada lusa viveu, esta quinta-feira, uma jornada menos positiva no Pantín Classic Pro, depois de sofrer seis eliminações durante a ronda 4 da prova masculina. Somente Afonso Antunes e o campeão nacional Joaquim Chaves conseguiram avançar para a ronda 5 da prova galega.

Após algumas horas de espera, com várias chamadas a marcarem a manhã, a prova apenas foi reiniciada ao início da tarde para uma jornada em que apenas a prova masculina foi para a água. E as contas até começaram da melhor forma para as cores nacionais, com Afonso Antunes a garantir a segunda posição no heat 1, onde só foi superado pelo francês Enzo Cavallini.

Após uma estreia positiva, estava dado o mote para os restantes surfistas portugueses. Só que o que se seguiu foi uma verdadeira razia, com as eliminações a sucederem-se heat após heat para a armada lusa. Dos oito surfistas que estavam nesta ronda, seis ficaram pelo caminho. Guilherme Ribeiro, Francisco Almeida, Francisco Ordonhas, João Mendonça, Martim Nunes e Luís Perloiro despediram-se todos da prova galega.

A fechar esta jornada inglória, Joaquim Chaves conseguiu inverter o ciclo negativo. O campeão nacional foi segundo classificado no heat 15, que foi vencido pelo basco Keoni Lasa. Dessa forma, Chaves e Afonso são os únicos portugueses a conseguirem avançar para a ronda 5, onde restam 32 surfistas em prova.

Apesar da baixa de forma no lado masculina, Portugal conta ainda com cinco surfistas presentes na prova feminina, que hoje não foi para a água. Mafalda Lopes, Francisca Veselko, Carolina Mendes, Gabriela Dinis e Teresa Bonvalot deverão competir esta sexta-feira, quando a prova retomar. A chamada está marcada para as 8 horas locais. 

Ler artigo completo