Afonso Antunes: «No Euro'2016 mal ganhámos um jogo, fomos à final e vencemos»

3 semanas atrás 46

Afonso Antunes alcançou, este sábado, um triunfo histórico em Pantín, na Galiza. O jovem surfista, de 21 anos, estreou-se a vencer em provas do WQS após um caminho atribulado rumo ao dia final da prova. Isto porque no heat de estreia, Antunes esteve a somente 5 segundos da eliminação. A partir daí foi sempre a subir até ao triunfo final.

Depois de quase ter sido eliminado de primeira em Pantín, Afonso acabou por aproveitar o balanço de uma onda apanhada nos derradeiros 5 segundos da bateria inaugural da ronda 3, para a qual teve entrada direta, para ter uma caminhada incrível rumo à final. Na altura, o português precisava de uma onda de 4,34 pontos para avançar para a ronda 4, mas foi mesmo em cima do toque da buzina que aproveitou uma oportunidade quase miraculosa para somar 6,33 pontos, que o fizeram vencer o heat e tornar-se imparável nas ondas galegas.

Relacionadas

Após a bateria das meias-finais, o speaker português David Prescott, que estava a fazer o webcast do evento, entrevistou Afonso e lembrou-o desta situação, que comprova o quão imprevisível pode ser o surf. O jovem surfista sorriu e lembrou o triunfo da Seleção Nacional de futebol no Euro’2016. "Este percurso lembra-me quando fomos campeões europeus, onde praticamente não ganhámos um jogo em 90 minutos e depois na final e fomos campeões", assentiu o jovem surfista, de 21 anos.

"Ainda nem acredito no que aconteceu", afirmou, mais tarde, após vencer a final. "Estou a tremer. Agradeço a todos os que me apoiaram nestes dois anos em que não competi tanto. Quando cheguei a Pantín não estava a encontrar o ritmo e pranchas para este tipo de ondas. Mas, aos poucos, fui-me encontrando e isso é o melhor deste evento. O meu sonho é chegar ao circuito mundial e vamos continuar a lutar por isso", frisou.

Ler artigo completo