Afonso Soares: «Queremos algo inédito»

1 hora atrás 20

O internacional sub-15 e sub-16 Afonso Soares, produto das escolas do Portimonense, regressou esta época casa, agora para representar a SAD, na Liga Revelação, depois de sete temporadas em que passou pelos escalões de formação do Benfica e do V. Guimarães e pelos seniores do Portosantense.

"Nem pensei duas vezes quando surgiu esta possibilidade", confidencia o médio de 21 anos, que gosta de jogar a 6 ou a 8, mas também pode desempenhar a função de defesa-central ou, inclusive, atuar em terrenos mais adiantados. "Cumpri boa parte da época passada a 10 e sou uma espécie de todo-o-terreno, disponível para as missões que me forem confiadas, embora confesse que não gosto de jogar a defesa", assinala.

O regresso a Portimão não é visto como um passo atrás. "Nada disso! O Portimonense cresceu a olhos vistos de há uns tempos a esta parte, e a SAD criou um conjunto de infraestruturas de excelente qualidade e tem promovido muitos jogadores todos os anos, o que demonstra a validade do trabalho aqui realizado", sustenta Afonso Soares, acrescentando: "Tenho um sonho, representar a equipa principal do Portimonense, e sinto que aqui dão oportunidades aos jovens e preparam-nos para esse salto."

Na pré-época o médio já trabalhou com a equipa principal. "Foram semanas de grande crescimento, participando nos treinos e em alguns jogos, e espero lá voltar, tendo como foco sempre o que estou a fazer nos sub-23, a base para sonhar com outros passos no futuro", diz.

O Portimonense só por uma vez foi apurado para a discussão do título da Liga Revelação, em 2021/22, ficando no quinto lugar, e Afonso Soares aponta a um desempenho relevante na campanha em curso: "Queremos algo inédito, alcançando a melhor classificação de sempre, sabendo que para que tal suceda importa, no imediato, importa garantir um dos quatro primeiros lugares na Série B."

O plantel alvinegro, diz o jogador, oferece garantias: "Dispomos de muito talento e de várias soluções para cada posição e acredito que iremos rubricar uma época muito positiva, embora o grande objetivo seja preparar jogadores para a equipa principal."

Tio Amílcar ajuda com conselhos

Afonso Soares é sobrinho de Amílcar Fonseca, antigo internacional A que passou por Oriental, Estoril, Belenenses, Portimonense e E. Amadora. "Conversamos regularmente e ele dá-me conselhos importantes, sobretudo quando jogo como defesa, pois fez quase toda a sua carreira nessa posição", frisa Afonso Soares, que ouve também muito o irmão, Christian Soares, internacional sub-15 que abdicou do futebol, por opção, muito cedo. "Pede-me sempre para não abrandar e continuar a dar o meu melhor, nos treinos e nos jogos, e é importante ter à minha volta pessoas que conhecem o jogo e estão sempre dispostas a ajudar-me", conclui.

Ler artigo completo