Agência Portuguesa do Ambiente realiza trabalhos para evitar contaminação das águas

2 horas atrás 17

Incêndios em Portugal

Na fronteira entre o concelho de Águeda e Sever do Vouga, operacionais da APA promovem, esta quarta-feira, trabalhos de prevenção com o objetivo de evitar que as cinzas resultantes dos incêndios contaminem as captações de água.

Esta semana, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a realizar várias intervenções nas áreas afetadas pelos incêndios da passada semana de forma a assegurar a qualidade dos recursos hídricos que chegam às populações.

Na fronteira entre o concelho de Águeda e Sever do Vouga, dois dos municípios mais afetados pelas chamas, operacionais da APA promovem, esta quarta-feira, trabalhos de prevenção no rio Vouga, com o objetivo de evitar que as cinzas resultantes dos incêndios contaminem as captações de água.

Nuno Bravo, representante da APA na região Centro, revela que estão a ser colocadas barreiras de retenção de sólidos e substâncias finas "para evitar causar stress sobre a captação que existe a jusante, que é a captação do Carvoeiro e que abastece a região de Aveiro".

As estruturas são compostas por estacas de madeira e rede metálica, que irá suportar uma manta de geotêxtil, que servirá de filtro.

Esta intervenção está igualmente a ser realizada na Ribeira da Alombada e no Rio Mau, também na região de Aveiro.

"Estamos a falar de um equipamento altamente sofisticado, muito seguro, que conseguiria, mesmo sem essas barreiras, fazer o tratamento adequado para abastecer as populações em segurança", assegura Nuno Bravo.

Em Penalva do Castelo e em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, trabalhos semelhantes já foram concluídos.

Ler artigo completo