Agricultores do Centro queixam-se de (cada vez mais) ataques de javalis, alguns já abandonaram atividade

2 meses atrás 52

País

As queixas têm vindo a piorar. São cada vez mais os agricultores da região Centro que se queixam da destruição de culturas por javalis.

As queixas não são de agora mas o problema tem vindo a piorar. Há cada vez mais agricultores da região Centro a queixarem-se da invasão dos javalis e da destruição das culturas. Alguns produtores decidiram mesmo abandonar a atividade.

A população destes animais tem crescido mas ninguém sabe ao certo quantos existem.

As estimativas de diferentes entidades apontam para que a população de javalis esteja algures entre os 100 a 400 mil.

Uma diferença grande porque não há formas de controlo da espécie que terá tido nos últimos anos condições propícias à sua expansão.

Quem sofre são os pequenos e médios agricultores que vêm os campos arrasados. Sem apoios, muitos preferem deixá-los ao abandono.

O Governo já fez saber que quer maior controlo do número de efetivos com a possibilidade de alterações à lei, facilitando a intervenção de organizações e dos caçadores.

A aproximação dos animais, normalmente esquivos a contactos com pessoas, têm aumentado. Quer em aglomerados populacionais ou nas praias da Arrábida, os avistamentos têm sido documentados por videos publicados pelos autores nas redes sociais em diferentes momentos nos últimos anos.

Ler artigo completo