Agudizar das tensões no Médio Oriente dá impulso ao petróleo

1 mes atrás 49

Bolsas asiáticas encerram mistas primeira sessão da semana. Europa aponta para perdas

As bolsas asiáticas encerraram a primeira sessão da semana de forma mista, seguindo a tendência registada na última semana. Em destaque está a Austrália e Hong Kong, que são os que mais beneficiam de uma flexibilização monetária prestes a chegar nos Estados Unidos. 

Este movimento ocorreu depois de o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, ter sinalizado, num discurso em Jackson Hole, que "chegou a hora" de começar a cortar as taxas de juro. O tom "dovish" da Fed elevou o iene face ao dólar e levou as ações japonesas a caír devido à moeda local mais forte.

Por outro lado, o Banco Popular da China decidiu não alterar as taxas de empréstimos a um ano, após uma redução de 20 pontos base em julho. A decisão sublinha a abordagem cautelosa de Pequim no apoio à economia, mesmo quando a China registou uma rara contração dos empréstimos bancários devido à fraca procura.

O Topix japonês terminou a sessão desta segunda-feira a cair 0,9%, a par do Nikkei que cedeu outros 0,9%. Em contraciclo, o Hang Seng de Hong Kong valorizou 0,8%, enquanto o Shanghai Composite subiu 0,3% em relação à sessão anterior. 

Pela Europa, a negociação de futuros do Euro Stoxx 50 aponta para uma pequena queda a rondar os 0,2%.

Esta semana, as atenções dos investidores estarão voltadas para os lucros no setor industrial na China divulgados na terça-feira, bem como o PIB da Alemanha e os resultados da gigante de tecnologia Nvidia, que prometem agitar as águas do mercado.

Ler artigo completo