Águia voa até Alvalade e Dragão na mesma semana: história mostra cenário desastroso

7 meses atrás 49

Com a temporada a avançar para uma fase cada vez mais decisiva, as equipas que ainda se encontram em várias competições começam a sofrer dores de calendário. O descanso é quase tão estudado como o jogo, numa altura em que a corda-bamba da Liga, Taça e Europa exige equilíbrio perfeito.

O Benfica tem conseguido fazer essa gestão, garantindo a passagem frente ao Toulouse (agg. 2-1) e goleando o Portimonense no domingo (4-0), mas enfrenta agora um novo nível de dificuldade neste ciclo infernal... Quinta-feira a águia voa até Alvalade, onde defrontará o Sporting na primeira mão das meias da Taça de Portugal, e tem duelo marcado com o FC Porto para três dias depois, domingo, no Dragão.

Visitas aos redutos dos dois maiores rivais, para Dérbi e Clássico, na mesma semana! O zerozero foi à procura de outras circunstâncias em que um dos três clubes frequentemente apelidados de grandes tenha visitado os outros dois de forma consecutiva... e os resultados são pouco animadores para os encarnados.

Na mesma semana? Só aconteceu uma vez

Por mais raro ou improvável que seja, este percurso com Alvalade e Dragão na mesma semana não é inédito. Em 2008, o calendário do Benfica trouxe exatamente o mesmo cenário: quinta-feira na casa do Sporting para a Taça de Portugal e domingo a norte, para um Clássico da Liga contra o FC Porto.

Nessa ocasião, há 16 anos, a equipa treinada por Fernando Chalana perdeu ambos os jogos. Tombou em Alvalade, com um 5-3 que ficaria na memória da Prova Rainha, e depois foi ao Porto perder por 2-0. Curiosamente, Ángel Di María foi titular em ambos os jogos.

Di María na visita a Alvalade, em 2008

Em mais nenhuma ocasião na história do futebol português uma destas três equipas visitou os dois rivais na mesma semana. Como tal, alargámos a análise a todas as vezes em que esses duelos foram consecutivos (sem qualquer jogo pelo meio), independentemente do intervalo. Aconteceu seis vezes - leia-se 12 jogos - e o cenário preocupará até os mais otimistas adeptos do Benfica: nove derrotas, três empates e apenas uma vitória.

A única equipa a conseguir triunfar nestas circunstâncias foi o FC Porto, curiosamente na vez em que o intervalo foi menor (domingo a quarta). Em 2018, os dragões bateram o Benfica por 0-1 na Luz com um inesquecível e decisivo golo de Héctor Herrera, três dias antes de tombarem da Taça em Alvalade, via grandes penalidades.

Visitas consecutivas aos rivais

Época Equipa Primeiro jogo Segundo jogo Intervalo
1932/33 FC Porto 4-2 (Benfica) 1-1 (Sporting) sete dias
1935/36 Benfica 2-2 (FC Porto) 4-1 (Sporting) 10 dias
1937/38 Sporting 3-2 (Benfica) 2-1 (FC Porto) 14 dias
1981/82 FC Porto 1-0 (Sporting) 3-1 (Benfica) sete dias
2007/08 Benfica 5-3 (Sporting) 2-0 (FC Porto) quatro dias
2017/18 FC Porto 0-1 (Benfica) 1-0; 5-4 g.p. (Sporting) três dias

As circunstâncias já faziam adivinhar uma semana difícil para o Benfica, mas os dados históricos demonstram que a maioria dos jogos nestas circunstâncias terminaram em derrota. É um aviso para Roger Schmidt, o homem encarregue do leme perante este estreito.

Ler artigo completo