Ahmed Ashour. Marcelo recebe luso-palestiniano que perdeu família em Gaza

7 meses atrás 63

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu Ahmed Ashour, um cidadão luso-palestiniano que tem vindo a pedir ajuda a Portugal para retirar alguns familiares de Gaza.

"Ahmed Ashour descreveu as trágicas circunstâncias que determinaram a morte, em novembro passado, da sua mulher e dois filhos, também cidadãos portugueses, bem como dos seus pais e outros familiares", lê-se numa nota publicada no site da Presidência.

De acordo com o mesmo comunicado, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou as suas condolências e expressou a sua solidariedade, "prometendo transmitir ao Governo o seu pedido, o que foi feito".

Recorde-se que Ahmed já pediu ajuda ao Executivo há alguns meses, contando a sua história. Segundo o que explicou, vivia com a família em Portugal há nove anos, mas regressou a Gaza com a mulher e os três filhos porque uma das crianças tinha problemas de saúde e lá teriam mais apoio.

Um bombardeamento causou a morte da sua mulher, de 35 anos, a filha, de 12, e o filho, de seis. A sua filha mais nova, Nour, sobreviveu a pelo menos três explosões.

Na altura, Ahmed responsabilizou o Governo português pela morte da família e diz que o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, nada fez na altura para salvar os portugueses em Gaza. "O ministro dos Negócios Estrangeiros deve demitir-se porque não fez os esforços necessários para garantir a vida dos portugueses", afirmou, em novembro, em declarações à RTP, acrescentando: "Só ligou depois da minha família estar morta".

Dias depois, a criança, com cerca de um ano, foi retirada da Faixa de Gaza e chegou a Portugal, onde foi hospitalizada no Hospital Santa Maria.

Leia Também: Marcelo envia Lei da Nacionalidade para o TC invocando reféns em Gaza

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo