AICEP contratou €44 milhões em novos investimentos nos setores farmacêutico e automóvel

3 meses atrás 50

Desde o início do ano, a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) assinou quatro contratos de investimento num total de 44 milhões de euros, associados a incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), segundo anunciado esta segunda-feira, em comunicado pela AICEP.

Os contratos em causa foram assinados com três empresas dos setores automóvel e farmacêutico: a Bosch Car Multimedia (dois contratos), a Huf Portuguesa e a Bial. Na primeira empresa o contrato é de quase 26 milhões de euros, para a segunda cerca de 11 milhões e na última quase 7 milhões.

Está prevista a criação de 626 postos de trabalho (128 na Bial e os restantes na Bosch), a maioria altamente qualificados, e a manutenção de mais de 4000 empregos, no conjunto das três empresas.

Os incentivos totais concedidos às empresas ascendem a cerca de 20 milhões de euros, incluindo 17,6 milhões de euros em incentivos à I&DT e quase 2,5 milhões de euros em incentivos fiscais.

O presidente da AICEP, Filipe Santos Costa, refere que a agência “está a trabalhar a atração de novos investimentos industriais intensivos em investigação e desenvolvimento tecnológico para todo o país” e que estes investimentos "apreciam as qualificações e os salários dos portugueses”.

Além destes incentivos, a AICEP gere ainda outros sistemas de apoio ao investimento industrial e produtivo, com destaque para o seu próprio Regime Contratual de Investimento (RCI), que relançou para projetos de “Inovação Produtiva ou de Aceleração de Investimentos Estratégicos”, atualmente com
uma dotação global de 1750 milhões de euros, lê-se na nota.

Ler artigo completo