Alemanha: Confiança cai em julho e coloca dúvidas sobre recuperação no segundo semestre

2 meses atrás 45

O motor económico e industrial europeu continua a desiludir, com o índice Ifo a mostrar uma deterioração da confiança, tanto relativa às expectativas, como à situação atual.

O índice de ambiente de negócios na Alemanha caiu em julho, pressionado tanto pela perceção quanto à situação económica atual, como pelas expectativas de curto-prazo. A deterioração inesperada coloca mais dúvidas sobre a recuperação do motor industrial europeu na segunda metade do ano.

O índice Ifo divulgado esta quinta-feira caiu de 88,6 em junho para 87,0 em julho, uma descida inesperada dada a projeção do mercado de uma leitura igual à do mês anterior. O subíndice referente às expectativas caiu de 88,8 para 86,9, enquanto o relativo à atual situação recuou para 87,1 depois de 88,3 em junho.

Esta leitura coloca mais pontos de interrogação sobre a recuperação em curso na maior economia da zona euro, pressionada pela crise energética global e subida dos custos, mas também por anos de subinvestimento e perda de competitividade.

No dia anterior, os índices de gestores de compras (PMI) haviam mostrado um regresso a uma leitura abaixo de 50 pontos, ou seja, consistente com uma contração da atividade, isto após três meses seguidos de crescimento que davam alguma esperança para a segunda metade do ano.

Os riscos descendentes vão-se acumulando quanto às projeções de crescimento para o segundo semestre, escrevem os analistas da Pantheon Macro, sendo que o cenário base não era propriamente ambicioso. Por outro lado, estes inquéritos têm pintado consistentemente perspetivas mais negativas do que os dados oficiais acabam por revelar, reconhece a análise do think-tank britânico.

Ler artigo completo