Alex Salmond, arquiteto do referendo sobre a independência da Escócia, morre aos 69 anos

2 horas atrás 21

12 out, 2024 - 18:33 • Lusa

Anas Sarwar, líder do Partido Trabalhista Escocês, salientou que Alex Salmond foi uma "figura central na política por mais de três décadas".

O antigo primeiro-ministro escocês Alex Salmond, considerado o arquiteto do referendo sobre independência da Escócia em 2014, morreu aos 69 anos, avançou hoje a BBC.

Alex Salmond, que liderou o Governo de Edimburgo entre 2007 e 2014, morreu após adoecer na Macedónia do Norte, segundo a emissora pública britânica.

Salmond era considerado o arquiteto do referendo realizado em 18 de setembro de 2014, que resultou na vitória do 'Não' com 55%, contra 45% de votos a favor da independência da Escócia.

Anas Sarwar, líder do Partido Trabalhista Escocês, salientou que Alex Salmond foi uma "figura central na política por mais de três décadas".

Comentários

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+

Ler artigo completo