Alexander-Arnold barrado no acesso ao topo: Liverpool falha assalto à liderança e Arsenal continua no primeiro lugar

8 meses atrás 110

Depois de uma primeira parte equilibrada, o Liverpool superiorizou ao Arsenal. Reds remataram duas vezes aos ferros no espaço de um minuto com Alexander-Arnold a ficar a dever um golo à equipa (1-1).

GettyImages-1870877849i

Lateral desperdiçou uma situação de cinco para um ao rematar ao ferro

PA Images via Getty Images

Lateral desperdiçou uma situação de cinco para um ao rematar ao ferro

PA Images via Getty Images

Jurgen Klopp espicaçou os adeptos do Liverpool após a vitória por 5-1 contra o West Ham para Taça da Liga. Anfield “não está em forma”. O treinador não ficou agradado com o ambiente do estádio. “Se eu estivesse nas bancadas estaria de pé com 1000% de certeza”, disse o alemão. “Precisamos de Anfield este sábado”. O Arsenal podia então esperar um ambiente fervoroso na visita ao Liverpool e não era para menos.

Arsenal e Liverpool eram, à entrada para a jornada 18 da Premier League, os líderes do campeonato. Separado por apenas um ponto no topo da classificação, os gunners partiam em vantagem e com mais possibilidade de jogar com a expectativa.

“Espero que seja uma atmosfera especial. As duas equipas estão num ótimo momento e em boa posição muito boa. Ambas as equipas, tenho certeza, preferem vencer, vai ser um jogo intenso”, perspetivava o treinador do Arsenal, Mikel Arteta. Por sua vez, Klopp desvalorizou a importância do encontro para as contas finais do título. “Estamos na 18ª jornada. Faltam 20 jogos para o final. Não somos campeões se vencermos. Eles não são campeões se vencerem. É apenas um jogo de futebol super importante. Não poderia importar-me menos [com o impacto no título]. Só pensei neste jogo, não no resto da temporada”.

Klopp pediu um ambiente fervoroso e nem foi preciso falar duas vezes ????#PremierELEVEN pic.twitter.com/3iQyw0Ohjd

— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 23, 2023

Diogo Jota, Mac Allister e Andy Roberton não puderam ir a jogo devido a lesão do lado dos reds. No Arsenal, Fábio Vieira, em conjunto com Thomas Partey, Jurrien Timber e Takehiro Tomiyasu, também não marcou presença no encontro por causa de problemas físicos, entregando a representação lusa a Cédric Soares que ficou no banco de suplentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao contrário do jogo que o Liverpool tinha encontrado na jornada anterior da Premier League contra o Manchester United (0-0), desta vez, não houve apenas uma equipa a querer atacar. O Arsenal colocou-se em vantagem logo no arranque. Gabriel Magalhães (4′) correspondeu, ao primeiro poste, a um livre lateral. Nada mudou na predisposição das duas equipas para atacarem. O Arsenal apresentou-se apenas com dois médios, Declan Rice e Martin Odegaard, que se incorporaram várias vezes no ataque, empurrando o trio de centrocampistas do Liveprool – Endo, Curtis Jones e Szoboszlai – para longe da zona de criação.

Gabriel Magalhães a gelar Anfield ????

???????????????????????????? @premierleague | @LFC 0 x 1 @Arsenal #PremierELEVEN pic.twitter.com/la5FNSmpeU

— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 23, 2023

Ten Hag tinha um autocarro, mas Dalot pôs-se a andar: Manchester United empata em Anfield e faz Liverpool sair da liderança

Por via de ligações diretas com o ataque, os reds equilibraram. Salah rematou à malha lateral mesmo antes de marcar o golo do empate. O suposto lateral-direito do Liverpool, Alexander-Arnold, deslocou-se para o centro da defesa na primeira fase de construção e levou Martinelli a desligar da marcação. Uma bola longa de Alexander-Arnold para Salah deixou o egípcio numa situação clara de um para um com Zinchenko. O extremo (28′) não deu hipóteses frente ao defesa ucraniano do Arsenal e bateu o guarda-redes David Raya. Em cima do intervalo, Martinelli usou o caos que Saka causou na defesa do Liverpool para criar uma chance de voltar a dar a vantagem aos gunners.

SALAH ???? GOLAÇOOOOO ????

???????????????????????????? @premierleague | @LFC 1 x 1 @Arsenal#PremierELEVEN pic.twitter.com/w4Erw1GMgt

— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 23, 2023

Ibrahima Konaté ia pondo fim a todas as iniciativas de transição rápida do Arsenal, mantendo a segurança numa defesa que perdeu Tsimikas no final da primeira parte e foi recomposta com Joe Gómez. O Liverpool ganhou ascendente e, no espaço de um minuto, enviou duas bolas aos ferros. Primeiro, Harvey Elliott acertou no poste e, depois, Alexander-Arnold, num contra-ataque em que os reds tinham superioridade numérica de cinco para um, atirou à barra.

Como é que o Arnold não marcou isto?! ????

???????????????????????????? @premierleague | @LFC 1 x 1 @Arsenal#PremierELEVEN pic.twitter.com/posZ4KBvf3

— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 23, 2023

Sem conseguir materializar o domínio, nem mesmo com Darwin Núñez em campo, o Liverpool perdeu a oportunidade de subir à liderança da Premier League, mantendo-se em segundo. Os reds ainda pediram com insistência o cartão vermelho para Saka, de modo a ganharem um novo fôlego para os minutos finais, mas o empate (1-1) persistiu. O Arsenal continua no topo do campeonato agora com 40 pontos, mais um do que o Liverpool e o Aston Villa.

Ler artigo completo