Altri valoriza mais de 3% e Lisboa ganha mais que as praças europeias

2 horas atrás 18

O PSI está a negociar no ‘verde’, acima das mais importantes congéneres europeias e com a Altri na liderança. Até ao momento, o dia é de fraca atividade.

A bolsa de Lisboa está a ganhar 0,54% no meio da sessão desta segunda-feira, com as ações da Altri na liderança, ao aproximarem-se dos 5 euros nas negociações.

A cotada está a subir 3,25%, até aos 4,962 euros, ao passo que a EDP avança 1,87%, para 4,024  euros e e a EDP Renováveis adianta-se 1,52%, até aos 15,39 euros.

Simultaneamente, o BCP cai 1,07% e os títulos estão a ser negociados por 0,4144 euros.

Entre as mais importantes praças europeias, o sentimento é misto e coincide com um fraco volume de transações. A Alemanha é a que regista uma subida mais acentuada, na ordem de 0,44%, ao passo que Espanha e o índice agregado Euro Stoxx 50 ganham 0,21% e 0,14%, respetivamente. Em sentido contrário, França derrapa 0,32%, enquanto os principais índices de Reino Unido e Itália perdem ambos em torno de 0,20%.

“As bolsas europeias vão seguindo divididas entre os ganhos do PSI e as perdas do CAC. E se o índice português se mostra impulsionado pela valorização mais expressiva de cotadas como Altri, EDP e EDP Renováveis, o francês é afetado depois do primeiro-ministro ter deixado a porta aberta à taxação de grandes fortunas”, assinala-se na análise do departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.

“A sinalização de que a atividade global na Zona Euro terá entrado inesperadamente em contração em setembro, arrastada pela contração totalmente inesperada do setor de serviços em França, depois dos Jogos Olímpicos de Paris terem gerado um agosto muito forte, é outro foco de pressão”, pode ler-se.

“Na Alemanha a indústria agravou o ritmo de contração, mostrando que o setor, onde se enquadra a indústria automóvel, continua em dificuldades. No seio empresarial de destacar a boa performance da Rightmove e da Ahold, enquanto BE Semiconductor e as empresas de bens de luxo seguem condicionadas por downgrades“, assinalam os analistas.

Nas commodities, o Brent está a subir 0,31%, até aos 73,92 dólares por barril, ao passo que o crude avança 0,38%, para os 71,27 dólares por barril.

Relativamente ao mercado cambial, o euro está a recuar 0,37% face ao dólar, pelo que um euro está a ser negociado por 1,1120 dólares.

Ler artigo completo