Amazon volta à carga. AWS investe 15,7 mil milhões em Espanha

4 meses atrás 74

Valor agora anunciado é “seis vezes superior ao compromisso originalmente assumido pela AWS, em 2021”, quando se previa um investimento de 2,5 mil milhões de euros em 10 anos, bem como a criação de 1.300 postos de trabalho.

A Amazon Web Services (AWS) anunciou um investimento de 15,7 mil milhões de euros em Espanha, na região de Aragão, para a expansão da infraestrutura de cloud. Este investimento vai permitir a criação de 17.500 postos de trabalho em empresas locais, segundo a AWS.

O investimento na região de Aragão por parte da AWS vai gerar uma contribuição de 21,6 mil milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol até 2033. Ora, o investimento agora anunciado é “seis vezes superior ao compromisso originalmente assumido pela AWS, em 2021”, quando se previa um investimento de 2,5 mil milhões de euros em 10 anos, bem como a criação de 1.300 postos de trabalho.

O investimento de 15,7 mil milhões de euros agora comunicado é seis vezes superior ao compromisso originalmente assumido pela AWS, em 2021, que previa para Espanha um investimento de 2,5 mil milhões de euros e a criação de cerca de 1.300 postos de trabalho nos próximos 10 anos.

“A decisão da Amazon Web Services por Espanha coloca o país na vanguarda da inovação tecnológica e da Inteligência Artificial na Europa, e confirma a capacidade de Espanha para apoiar o talento tecnológico e empregos de qualidade a longo prazo”, sustentou o ministro da Transformação Digital e da Administração Pública de Espanha, José Luis Escrivá.

“Este compromisso da AWS destaca a atratividade [de Espanha] enquanto centro tecnológico estratégico no sul da Europa. Estas excelentes condições de conectividade, o clima e a capacidade de produção de energia, tornam-nos numa localização atrativa para as empresas mais inovadoras do mundo. E o facto de os centros de dados da AWS serem 100% alimentados com energia renovável está absolutamente alinhado com a estratégia governamental [espanhola] de IA, aprovada há poucos dias”, destaca o ministro.

Em comunicado, a empresa norte-americana adianta que nesta região ficarão 40% dos novos postos de trabalho especializados, nomeadamente em sectores de construção, manutenção de instalações, engenharia e telecomunicações.

“A chegada da AWS a Aragão tornou o potencial de atração de investimentos tecnológicos da região numa realidade”, referiu Jorge Azcón, presidente do Governo Regional de Aragão. “A AWS é uma empresa global, mas o seu envolvimento no ecossistema e nas comunidades em que opera tornaram-na numa empresa local. O investimento que hoje anunciamos é inédito na história dos investimentos tecnológicos na nossa comunidade, e em Espanha. E colocará definitivamente Aragão no mapa, como um centro de inovação e de economia da cloud na Europa”, acrescenta, citado na mesma comunicação.

Com um investimento seis vezes superior ao que foi anunciado em 2021, a country manager da AWS Ibéria, Suzana Curic, sustenta o empenho “em apoiar Espanha em várias áreas”. “Através da continuidade da relação de parceria, com escolas locais e iniciativas comunitárias, pretendemos ir além do investimento visível e da criação de postos de trabalho. Queremos reforçar o desenvolvimento de talento na região, assim como de programas de educação comunitária e iniciativas de sustentabilidade”, adianta.

Ler artigo completo