ANDEBOL | A liderança isolada como objetivo primordial

2 horas atrás 28

É daqueles encontros que toda a gente quer jogar. Que enchem um pavilhão. Que marcam uma posição relativamente ao adversário. FC Porto e Sporting, as equipas que têm dominado o andebol nacional durante os últimos anos, voltam a enfrentar-se no Campeonato Placard Andebol 1, prova em que somam apenas vitórias: dez jogos, dez triunfos. Um registo imaculado, mas que irá ser alterado neste embate.

Os dragões, apesar de terem começado a temporada com algumas exibições abaixo do esperado, têm subido de rendimento de forma considerável e o espelho disso mesmo têm sido os últimos resultados, pois somam apenas um desaire (contra o MT Melsungen, na EHF European League) nas últimas 15 partidas realizadas.

Confiança tem sido palavra de ordem na turma orientada por Magnus Andersson. Apesar de algumas pequenas lesões em postos específicos (Antonio Martínez continua a recuperar), os azuis e brancos corrigiram pequenos detalhes para voltarem a demonstrar todo o seu poderio e tentarem chegar à reconquista do título de campeão nacional.

Campeão nacional, exatamente. O Sporting, que quebrou um longo período sem o título do Campeonato Placard Andebol 1, tem sido uma das melhores equipas no andebol europeu. Apesar das duas derrotas consecutivas na EHF Champions League, contra CS Dinamo Bucuresti e Paris SG, os leões vão somando elogios, fruto da qualidade dentro da quadra.

O último embate entre estes dois emblemas remete para dia 2 de junho de 2024, na sequência da final da Taça de Portugal, no Multiusos de Viseu. Os protagonistas são praticamente todos os mesmos (Carlos Resende estava no banco de suplentes portista), sendo que o jogo acabou por cair para o Sporting. Dia 2 de novembro de 2024: quem levará a melhor para fugir na liderança da tabela classificativa?

Protagonistas em discurso direto

Pedro Valdés (FC Porto): «Foi um trabalho de equipa. Estou agradecido aos meus companheiros por me terem ajudado a fazer um bom jogo. Somos uma família e estamos a trabalhar bem diariamente para darmos mais passos adiante no caminho para os nossos objetivos (...) É um bom momento, estamos com ânimo e a crescer jogo após jogo. Estamos mais confiantes e a emanar mais energia, por isso é importância ter agora um clássico, que é sempre muito difícil. Estamos confiantes de que vamos obter a vitória aqui em casa.»

Ricardo Costa (Sporting): «O FC Porto é uma equipa que jogou muitos anos na EHF Champions League e o nosso nível nessa competição europeia deve ser levado para este jogo. Há outros jogos do nosso campeonato em que, se calhar, não temos a motivação de colocar em campo essa intensidade, mas neste temos de colocar e só assim, com a nossa melhor versão, conseguiremos vencer no Dragão.»

Ler artigo completo