ANDEBOL | Final Four da EHF Champions League disputa-se este fim-de-semana

4 meses atrás 114

Tudo se resume a estes dois dias. Quatro equipas vão tentar conquistar a EHF Champions League, prova que vai decorrer na Colónia, na Alemanha. SC Magdeburg, Aalborg, Barcelona e THW Kiel. Quem levará a melhor e suceder (ou carimbar o segundo título consecutivo) do SC Magdeburg? Encontros ao mais alto nível e com qualidade prometida. A maior competição da Europa.

O primeiro jogo deste sábado será logo às 14h00, num duelo que colocará frente a frente SC Magdeburg e Aalborg. Comecemos pelos primeiros. Os alemães, que estão num excelente momento de forma e atravessam uma sequência de 19 vitórias em 20 partidas, chegam motivados para esta Final Four, pois conquistaram todas as provas em que estiveram inseridos. Liqui Moly Handball-Bundesliga, DHB-Pokal e IHF Super Globe. Impressionante!

Sergey Hernández, antigo guarda-redes do Benfica, tem sido um dos jogadores mais importantes desta caminhada, apesar de estar a cumprir a primeira temporada em solo germânico. Para além do espanhol, também Ómar Magnússon, com... 367 remates certeiros, é um dos perigos à solta no conjunto alemão.

Do outro lado, o campeão dinamarquês. Depois de carimbar o campeonato diante do Fredericia HK, o gigante nórdico volta a esta fase e com alguns velhos conhecidos do andebol português. Benjamin Jakobsen e Jack Thurin, apesar de não terem tido muito tempo de jogo, estão no plantel e são opções válidas para tentar chegar mais longe na prova.

Os grandes nomes de destaque, porém, são outros: Mads Hoxer e Mikkel Hansen. Os dois «bombardeiros de serviço», com 264 e 232 golos, respetivamente, têm sido uma constante ameaça e preparam-se para contrariar a última tendência entre os dois emblemas, pois o SC Magdeburg venceu o Aalborg nas meias-finais do IHF Super Globe, em 2021.

Outro capítulo da história

Poucas horas depois, às 17h00, é a vez de Barcelona e THW Kiel entrarem em ação. Agora, comecemos pelo campeão espanhol. Os blaugrana, que continuam com a hegemonia a nível interno - Liga ASOBAL, Copa de SM El Rey, Copa ASOBAL - querem regressar a um pódio que foi seu entre 2020 e 2022, altura em que conseguiram conquistar a prova duas vezes.

FC Porto não conseguiu derrotar a turma espanhola esta época @EHF

Luís Frade tem evoluído a olhos vistos - é o mais velho da posição, apesar de ter 25 anos -, sendo o quarto melhor marcador da equipa em 2023/2024. Números interessantes para um jovem pivô que já está na Catalunha, desde 2020, ou seja, há quatro anos.

Chegamos ao fim com o THW Kiel, a outra equipa da Alemanha. Apesar de terem tido uma Liqui Moly Handball-Bundesliga um pouco abaixo das expectativas - somaram nove desaires, acabando no quarto lugar -, têm um plantel recheado de opções para tentar contrariar o claro favoritismo contrário.

Atletas como Niclas Ekberg ou Eric Johansson, responsáveis por 241 e 227 golos, respetivamente, pretendem liderar a sua equipa ao topo do pódio, um cenário verificado de igual modo em 2019/2020. Curiosamente, derrotaram o... Barcelona, por 28-33, para levantar o troféu.

Ler artigo completo