André Villas-Boas toma posse. Fé e 'recados' para um 'novo' FC Porto

1 semana atrás 36

O discurso de André Villas-Boas

Carlos Pereira Fernandes | há 2 minutos

"Nesta mesma sala do Dragão, aos 32 anos, tornei-me treinador do FC Porto. Um ano mágico. Agora, tomo posse como 32.ª presidente do FC Porto. Saúdo todos os membros dos atuais e passados órgãos sociais. Todos os treinadores e capitães de equipa, jogadoras e jogadores, atletas, funcionários e colaboradores, bem como todos os sócios, adeptos e simpatizantes do FC Porto aqui presentes. Permitam-me saudar, também, todos os que estão connosco em espírito, que dignificaram este clube com esforço, ajudando-o a tornar no que hoje é, uma instituição fundamental para o crescimento da cidade, da região e do país. Um porta-estandarte dos seus valores e cultura. Ser portista é um estado de alma, e é nessa unidade que aqui nos encontramos. Hoje, damos início a uma nova era na história do nosso clube. Uma era que terá o meu compromisso e todos os que integram a minha equipa, para elevar o bom nome do FC Porto, vincado pelo sentido de exigência de todos os portistas e respeitando a importância do seu palmarés.

Vivemos, até há dias, um ciclo eleitoral vivo, marcado pela vitalidade e vontade dos sócios em imprimir uma mudança histórica no rumo do FC Porto. Nessa vontade, sabemos que existem três pilares fundamentais, que obrigarão esta nova direção a elevar-se para responder à altura da confiança em nós depositada. O primeiro, o de um FC Porto dos associados, respeitador da sua génese, representativo da emoção e amor de cada um por esta instituição. Um clube dos sócios e para os sócios. O segundo, de um FC Porto vencedor, indomável, imortal, temido pelos seus adversários, que joga em cada campo e modalidade para ganhar. O terceiro, o de um FC Porto moderno, arrojado, organizado, estruturado, transparente e financeiramente sustentável. Todos amamos o FC Porto, todos o queremos no lugar onde merece estar, o primeiro, sempre. Na passada semana, foi timbrada a letras de ouro uma das mais belas páginas da vida do associativismo do nosso clube. O ato eleitoral decorreu de foram exemplar. Isso só foi possível pela dedicação exemplar dos funcionários e colaboradores do FC Porto, bem como dos presidentes e delegados, e do esforço contagiante de muita gente que trabalhou afincadamente, para que decorresse de forma ordeira e transparente.

Saúdo a direção irrepreensível do presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, nesse ato solene, democrático, de que estará honrada. Foi feita história, pelo que, em nome de todos os portistas, agradeço a dedicação, empenho e coragem. Graças a ele, tomo hoje posse como 32.º presidente do FC Porto. Assumo este cargo legitimado por um amplo apoio. Votaram, neste ato eleitoral, mais de 27.000 sócios, a maior votação de sempre da história do clube. Desse ato, restou a força e certeza de que só há um FC Porto, aquele que nos define e que defendemos. Iremos lutar por este clube, juntos, do mesmo lado da barreira. Sinto-me honrado e orgulhoso por terem confiado e escolhido o nosso projeto para o clube. De vós, espero exigência e vontade de vencer. De mim, de toda a minha equipa, garanto-vos empenho, dedicação e amor ao FC Porto. Estamos, aqui, apenas e só para o servir, de corpo e alma, com trabalho, com uma visão que nos transportará para a modernidade, sabendo que o caminho será duro, mas que, com o vosso apoio, triunfaremos.

Este dia convoca-nos para um sentimento de grande emoção. Não existem palavras para enaltecer e agradecer o que fez pelo FC Porto Jorge Nuno Pinto da Costa. O presidente dos presidentes, não é metáfora, é história, respeito e gratidão. Mas, sobretudo, obra, vitória e glória. Uma folha de serviços única, que traz consigo um pensar vivo e presente. 'Este é o FC Porto que vos deixo, cuidem dele'. Jorge Nuno Pinto da Costa, assim o irei fazer. O seu legado é eterno e será sempre respeitado. Quero deixar-vos palavras sobre o futuro. Neste mundo em plena mudança, é exigida rápida capacidade de adaptação e resposta. O FC Porto está numa fase muito sensível ao nível da sustentabilidade futura. O caminho da recuperação será longa, mas é uma responsabilidade maior, que encaramos com a força que é a marca dos portistas. O futuro é uma janela de oportunidades e crescimento sustentado, onde a criação de valor terá de ser, obrigatoriamente, maximizada. Estamos prontos e temos uma visão clara, e um projeto definido para o clube. O rigor, excelência e competência irão afirmar-se como marca do nosso trabalho. Não poderia de terminar este discurso sem fazer um apelo ao bom-senso da SAD do FC Porto. A vossa renúncia não seria, jamais, considerada um ato de fuga, mas sim um ato nobre, que vos elevaria. O clube não tem dois presidentes, tem um presidente eleito pela vontade expressa dos sócios numa mudança. Atrasar o inevitável é adiar a reconstrução de um FC Porto mais forte, de futuro. Estou seguro que é isso que desejam. A todos os associados do FC Porto, a todos os presentes, o meu muito obrigado por tornarem este dia histórico no futuro do FC Porto. Só há um FC Porto. Viva o FC Porto".

Pinto da Costa no Conselho Superior por inerência

Carlos Pereira Fernandes | há 26 minutos

Tomam posse José Lourenço Pinto, Nuno Namora, Jorge Luís Moreira Guimarães, Filipe Carlos Moreira, Adelino Caldeira, Alípio Jorge, Fernando Gomes, José Américo Amorim, Paulo Armando Morais Mendes, Vítor Baía, António Tavares, Jorge Basto, Angelino Ferreira, Carlos Manuel Maia da Rocha Nunes, Rui Pedroto, João Begonha Borges, Tiago Madureira, Francisco António Miranda Araújo, José Luís Gomes de Andrade, André Villas-Boas e, claro está, o presidente cessante do Conselho Diretivo, que é aplaudido de pé e abraçado, enquanto sobe ao palco.

Agora, é a vez de o Conselho Superior tomar posse

Carlos Pereira Fernandes c/ Lusa | há 33 minutos

Fernando Freire de Sousa foi o primeiro nome indicado para este órgão social do FC Porto, que tem 20 membros efetivos, dos quais 15 foram eleitos pela lista B, quatro pela candidatura de Pinto da Costa (A) e um pelo movimento independente encabeçado pelo advogado e professor universitário Miguel Brás da Cunha (D).

É oficial: André Villas-Boas é o novo presidente do FC Porto

Carlos Pereira Fernandes | há 44 minutos

O 32.º presidente da história dos dragões já subiu ao palco, assinou e tomou posse, perante uma 'estrondosa' ovação, incluíndo, do antecessor, Jorge Nuno Pinto da Costa. Seguiram-se os 'braços direitos', Rui Pedroto, João Begonha da Silva Borges, Tiago Madureira, Francisco António Miranda Araújo, José Luís Gomes de Andrade, Alberto Babo, Teresa Paula Dias Figueiras e Joana Ortigão de Oliveira.

Passagem de testemunho 🤝💙#FCPorto pic.twitter.com/Nwj5X6c2yG

— FC Porto (@FCPorto) May 7, 2024

Segue-se a tomada no Conselho Fiscal e Disciplinar

Carlos Pereira Fernandes | há 54 minutos

Angelino Ferreira é, oficialmente, o novo presidente deste órgão social do FC Porto, cargo que, até agora, estava nas mãos de Jorge Guimarães.

António Tavares garante que Pinto da Costa continuará a ser "importante"

Carlos Pereira Fernandes | há 52 minutos

Lourenço Pinto: Duas palavras apenas para cada grupo de pessoas. Aos membros cessantes, a minha gratidão pelo que fizeram ao serviço do FC Porto. Ao nosso presidente maior, um abraço de gratidão profunda por tudo o que fez. Aos novos, que vão tomar posse, uma palavra de esperança, de fé. Aos que testemunha, um muito obrigado pela vossa presença. Tratando-se de um ato solene, como é a investidura de um cargo, damos a este momento um elemento muito grande. A vossa presença abrilhanta este ato. Muito obrigado, que fiquem connosco. A todos os sócios do FC Porto, dou um fortíssimo abraço, corporizado na pessoa do meu sucessor e amigo, António Tavares. Penso que vai ser feliz.

António Tavares: Presto a Lourenço Pinto uma pública homenagem à forma como soube salvaguardar a reputação do FC Porto. O meu muito obrigado. Estamos num momento particular da história da vida do clube. Enquanto representante de todos os associados do FC Porto, queria reafirmar o que já muitas vezes disse. Encaro este lugar com responsabilidade, para ajudar o clube a continuar na senda das vitórias. É um momento de palavra a todos os que nos antecederam e exerceram funções nos órgãos sociais do clube, em particular, Pinto da Costa, que continuará a ter um papel muito importante na vida do clube.

Primeira tomada de posse é na Mesa da Assembleia Geral

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

José Lourenço Pinto, emocionado, 'passa a pasta' ao sucessor, António Tavares, com um sentido abraço.

Pedro Proença aplaude "nova página" no FC Porto

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Novo rumo: É um dia importante, que marca uma viragem, de um passado de muito sucesso. Uma nova página que, para os associados do FC Porto, será de vontade de mudança. Teria de estar presente, enquanto presidente da Liga Portugal. O FC Porto é uma das grandes marcas mundiais. Estou aqui a desejar as melhores felicidades ao novo elenco, com uma palavra de reconhecimento pelo que foi feito pelos anteriores órgãos sociais.

Renovação nos presidentes dos 'grandes': É um novo contexto sócio-económico-desportivo, que obriga a mudanças. O futebol, hoje, é totalmente diferente de há anos. Hoje, falamos de uma indústria que contribui para 0,3% para o PIB, que paga mais de 200 milhões de euros em impostos. Há uma nova realidade empresarial, e o futebol tem de se adaptar. A mudança vai-se fazendo com respeito pelo passado.

André Villas-Boas: Tenho uma relação, até como árbitro, da altura em que o André era treinador. Obviamente, teremos tempo para falar sobre os grandes objetivos que o futebol profissional tem, onde o FC Porto tem um papel preponderante.

André Villas-Boas já chegou

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

O homem que, dentro de minutos, será empossado como o 32.º treinador da história do FC Porto, acaba de chegar à tribuna do Estádio do Dragão onde irá decorrer o evento.

He's here 💙#FCPorto pic.twitter.com/aKl8SLMenI

— FC Porto (@FCPorto) May 7, 2024

Pepe despede-se de Pinto da Costa

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

O capitão do FC Porto recorreu às redes sociais para deixar uma sentida mensagem ao presidente cessante, que, dentro de instantes, irá 'passar o testemunho' a André Villas-Boas.

Pepe despede-se de Pinto da Costa: "Acreditou no meu trabalho..."

Defesa-central desejou êxitos ao novo presidente André Villas-Boas.

Notícias ao Minuto | 11:10 - 07/05/2024

É aqui que André Villas-Boas vai tomar posse

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

André Villas-Boas toma, esta terça-feira, posse como o 32.º presidente da história do FC Porto, colocando ponto final num 'reinado' de Jorge Nuno Pinto da Costa, que durou 42 anos. O evento terá lugar no Estádio do Dragão, e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto.

— FC Porto (@FCPorto) May 7, 2024
Ler artigo completo