Angola: BNA sobe juros de referência em 100 pontos para 19%

6 meses atrás 61

A subida surge como resposta a uma inflação persistente e abrangente, que terá chegado a 24% em fevereiro, segundo os dados do INE angolano.

O Banco Nacional de Angola (BNA) subiu os juros diretores em 100 pontos base (p.b.), fixando a taxa de referência em 19% face a uma inflação persistente que já chegou a 24%. O anúncio foi feito esta sexta-feira e aplica-se às restantes taxas definidas pelo banco.

O banco central optou por subir os juros de referência em 100 p.b., o que deixa a taxa diretora em 19%. Simultaneamente, a taxa de cedência de liquidez subiu para 19,5%, enquanto a de absorção de liquidez fica assim em 18,5%.

O governador do BNA, Manuel Tiago Dias, justificou a subida com a inflação alta e persistente que afeta a economia angolana, que terá chegado em fevereiro a 24,07%. A pressão nos preços sente-se sobretudo nos bens alimentares, saúde e serviços, dificultando a tarefa do banco central dada a sua abrangência.

Face a esta taxa de inflação, os juros reais mantêm-se negativos apesar da subida nominal até 19%. Segundo as projeções macro do BNA, esta será a inflação registada no final do ano – o que fica, ainda assim, muito acima da projeção de 15,3% do governo de Luanda.

Ler artigo completo