ANTEVISÃO | A distância entre surpresas

3 meses atrás 63

O Grupo E do Euro 2024 tem sido um dos mais entusiasmantes e imprevisíveis desta edição, quando muitos esperavam um claro favorito. Este sábado, a surpreendida Bélgica e a surpreendente Roménia encontram-se e ambos têm urgência em pontuar, por motivos diferentes.

A 1ª jornada foi surpreendente para ambas as equipas. A Bélgica foi surpreendida e foi derrotada Eslováquia (0-1), num jogo onde até fez o suficiente na 2ª parte para retirar pontos, mas pecou pela ineficácia (e teve dois golos anulados). A Roménia, por sua vez, foi quem surpreendeu, não por ter vencido, mas pela forma como venceu a Ucrânia, por expressivos 3-0.

Estes dois jogos influenciam, naturalmente, o que aí vem para este jogo. Os belgas estão obrigados a pontuar para alimentar o claro objetivo de avançar para a fase a eliminar. Isto poderá levar o selecionador Domenico Tedesco a algumas mexidas. Carrasco não funcionou como lateral e deve subir no terreno, talvez para o lugar de Trossard, e De Cuyper surge como provável substituto. Por outro lado, Mangala é um médio pouco atrevido e é candidato a sair do 11 inicial, talvez por Tielemans ou Vermeeren.

Os romenos, por sua vez, devem transpirar confiança nesta fase. Por isso mesmo, o selecionador Edward Iordanescu dificilmente mexerá na equipa, até para manter as boas dinâmicas trabalhadas no último jogo. A mexer, será algo calculado, para algum embate direto com um jogador belga.

Histórico equilibrado

Roménia e Bélgica são velhos conhecidos e já se defrontaram um total de 12 vezes na história, mas apenas duas foram em jogos oficiais - na qualificação para o Mundial de 1994. No total, cada uma ganhou cinco jogos e houve dois empates. O equilíbrio não podia ser maior, mas não se encontram desde 2012.

Ler artigo completo