ANTEVISÃO | Acalmar as águas do Canal do Panamá

5 dias atrás 35

Chegou o dia da estreia. Portugal pisa, esta segunda-feira, a Humo Arena, em Tashkent, pela primeira vez. A seleção nacional inicia a defesa do título mundial num confronto perante o Panamá, vencedor do CONCACAF Championship.

No Usbequistão, as duas seleções vão defrontar-se pela segunda vez. O primeiro - único - confronto entre ambas foi também em contexto de Campeonato do Mundo, em 2016, e terminou com uma vitória que ainda hoje está no livro de recordes do futsal português. O triunfo por 9-0, em Cali, permanece como a maior vitória de Portugal em campo neutro. 

Portugal vai encontrar a melhor seleção da atualidade na América do Norte, cuja convocatória assenta numa base muito forte de jogadores do San Miguelito. A seleção panamenha apresenta-se como uma equipa de processos simples e que procura jogar um futsal muito direto, utilizando muito o jogo de pivot para tentar atingir a baliza contrária no mínimo de toques possível.

Sem a bola, o adversário da comitiva portuguesa está confortável para defender baixo, sem pressionar e oferecendo a iniciativa à oposição. Terá, por isso, Portugal de ser uma equipa paciente para furar o bloco contrário, mas também uma equipa altamente concentrada e alerta para o jogo direto que os panamenhos gostam de implementar, não sendo uma seleção que precisa de muito para tentar a finalização.

Os primeiros dados estão lançados e a espera chegou, por último, ao fim. Têm a palavra os protagonistas.

Ler artigo completo