ANTEVISÃO | Cabeça na Europa, coração na Luz

5 meses atrás 62

Entre jogos europeus e para tentar, dentro dos possíveis, pressionar o rival Sporting, o Benfica não tem descanso no campeonato e recebe, na Luz, um sempre difícil Moreirense, que tem andado próximo do top-6 e já habituado a criar dificuldades aos lugares cimeiros.

O ambiente nas águias é, nesta fase, tudo menos estável. A equipa encarnada até venceu o Marseille (2-1) a meio da semana e deixou boas indicações, apesar dos resultados, nos dois dérbis com o Sporting, mas o ambiente no Estádio da Luz contra os franceses foi de cortar a faca, ao ponto dos adeptos assobiarem a equipa e Roger Schmidt no final da partida.

Perante a inexistência de uma conferência de imprensa de antevisão da parte do Benfica para este jogo - justificada pela «proximidade entre jogos» - apenas podemos especular sobre a abordagem que o técnico alemão terá para este jogo, mas tendo em conta que a Liga Europa é o grande ponto de interesse nesta fase, espera-se alguma rotação, mantendo o respeito para com um difícil adversário. Além do castigado Aursnes, nomes como António Silva, Florentino Luís, Di María ou até Rafa Silva podem bem ter algum descanso. Veremos até que ponto vai a rotação.

Houve empate na 1ª volta @Catarina Morais / Kapta +

Virando a página para o de Moreira de Cónegos, temos uma equipa das que mais tem surpreendido, pela positiva, no campeonato português esta época, que chegou mesmo a ser cogitada para as contas europeias a certa altura, embora tenha perdido terreno nessa corrida nas últimas jornadas. Apesar disso, já mostraram esta época, na 1ª volta (0-0) que sabem travar a águia.

Na antevisão da partida, Rui Borges destacou a importância do Moreirense manter-se fiel a si mesmo contra um adversário com este poderio, independentemente das escolhas adversárias. Por isso, não se esperam grandes mexidas no onze inicial cónego. As maiores dúvidas surgem no miolo, com os regressos de Ofori e Alanzinho, mas sendo o Benfica uma equipa habituada a ter bola, médios trabalhadores como Castro e Rúben ismael podem fazer sentido.

Cónegos duros de roer

Historicamente falando, o Benfica tem clara vantagem nos 33 duelos com o Moreirense, com 23 vitórias contra apenas duas dos cónegos, mas o cenário tem mudado um pouco nas últimas temporadas e prova disso é que tivemos cinco empates nos últimos sete duelos. Um dado a ter em atenção.

Ler artigo completo