ANTEVISÃO | Hora de sair da estaca zero

3 meses atrás 66

A Geórgia irá defrontar a Chéquia no próximo sábado, em mais um embate do grupo F. Ambos os conjuntos tiveram arrancadas em falso no Euro 2024, apesar de não serem favoritas as ganhar nos seus respetivos duelos. 

Na primeira aparição num Campeonato da Europa, os pupilos de Willy Sagnol deram uma boa resposta. Contudo, acabou por não ser suficiente para sair do Signal Iduna Park com um resultado favorável. Mert Muldur colocou a Turquia em vantagem, mas Georges Mikautadze restabeleceu a igualdade. Foi o primeiro tento dos georgianos na história da prova. Porém, as belíssimas execuções de Arda Güler e Mert Muldur acabaram por ditar o resultado final (3-1).

Os národní tým também tiveram um dissabor, na Red Bull Arena. Apesar da abordagem mais contida, os checos colocaram-se à frente no marcador frente a Portugal, já no segundo tempo, por intermédio de Lukas Provod. No entanto, os heróis do mar não atiraram a toalha ao chão e, como tal, chegaram ao empate, num momento infeliz de Lukas Provod. Já ao cair do pano, Pedro Neto e Francisco Conceição saltaram do banco para dar a vitória à sua seleção (2-1).

De realçar que as principais referências das duas nações não estiveram ao seu melhor nível. Se num lado, Khvicha Kvaratskhelia, do Napoli, apesar de alguns vislumbres da sua superlativa capacidade técnica, não mostrou a clarividência necessária para visar a baliza turca, Patrik Schick, fruto da abordagem coletiva, não conseguiu libertar-se da marcação individual. Todavia, os dois atletas terão mais uma excelente oportunidade para mostrar o seu valor.

No que diz respeito aos onzes iniciais, deverão haver poucas mexidas nos dois conjuntos. O técnico francês irá optar novamente pelo habitual 3-5-2, com Solomon Kverkvelia, Guram Kashia e Lasha Dvali a serem os elementos escolhidos para ocupar a linha defensiva. Otar Kakabadze e Georgiy Tsitaishvili ficarão responsáveis por percorrer toda a ala, tanto nas tarefas ofensivas como defensivas. 

Já Ivan Hasek poderá chamar a jogo Antonín Barák e Mojmir Chytil, fruto das boas entradas em jogo frente à seleção das quinas. Se assim for, o avançado do Slavia Praha irá acompanhar Schick numa zona mais adiantadas. As duas equipas possuem zero pontos na tabela classificativa. Embora as posições atuais não sejam as mais vantajosas, ambas as turmas ainda vão a tempo de contornar a situação. A passagem só depende delas.

Ler artigo completo