ANTEVISÃO | Mostra-me ao que vens, dir-te-ei o que és

3 meses atrás 78

Favoritos? Candidatos? Eventual deceção da prova? A Bélgica é das seleções que mais faz pairar dúvidas sobre si. Entre esperanças e polémicas, é difícil prever o desfecho da competição para os belgas. A certeza é que a primeira jornada joga-se segunda-feira, contra a competente, mas longe de ser espetacular, Eslováquia.

Ventos de mudança na Bélgica. Pela primeira vez desde 2016, os belgas começam uma grande competição sem Roberto Martínez, selecionador que marcou a década da atual terceira classificada do ranking FIFA. 

Em 2020, a Bélgica eliminou Portugal, nos quartos de final @Getty /

As alterações ocorreram no banco... e nas quatro linhas. Eden Hazard e Toby Alderweireld abandonaram os reds no final do Mundial 2022, Thibaut Courtois não foi convocado por polémicas com Domenico Tedesco - o novo selecionador - e Kevin De Bruyne, Romelu Lukaku e Axel Witsel, em fases diferentes da carreira, partem, muito provavelmente, para o último EURO da carreira.

No sentido contrário, estão a dispontar novos talentos. Zeno Debast - atenção, sportinguistas -, Aster Vranckx, Arthur Vermeeren e, claro, Jérémy Doku são alguns dos nomes em busca de um lugar no panteão do futebol belga, mas estarão ao nível dos craques de outrora? O EURO 2024 será perfeito para responder a isso.

Para medir o pulso a esta seleção, nada melhor que começar o verdadeiro teste - o EURO - contra a Eslováquia, uma seleção interessante, com um par de nomes experientes e que vão tentar deixar boa imagem, mas, ainda assim, bastante acessível para as aspirações belgas - na teoria.

Os eslovacos qualificaram-se para a terceira participação em Campeonatos da Europa - primeira foi em 2016 - no grupo de Portugal e só somaram duas derrotas - ambas contra a formação lusa. De resto, registaram um empate e sete vitórias; um apuramento em segundo lugar, meritório e acima da média. Destaque para Martin Dúbravka, Milan Skriniar, Stanislav Lobotka e para o «português» Róbert Bozeník.

Portugal garantiu o apuramento para o Euro contra a Eslováquia, com um bis de Ronaldo @Catarina Morais / Kapta +

Além de Bélgica e Eslováquia, o Grupo E do EURO 2024 também é composto pela Roménia e pela Ucrânia - claro favoritismo para os belgas e o segundo lugar em grande disputa.

Os dados estão em cima da mesa e a balança do favoritismo está visivelmente desequilibrada. Contudo, é preciso converter esse desequilíbrio em golos durante os 90 minutos. Um bom teste para começar a definir melhor esta nova seleção belga!

Ler artigo completo