António Costa a favor da reeleição de Ursula von der Leyen que ainda não está totalmente garantida

2 meses atrás 62

Mundo

António Costa foi a Estrasburgo demonstrar o seu apoio a Ursula von der Leyen para o cargo de Presidente da Comissão Europeia. A reeleição da alemã - marcada para quinta-feira - ainda não está garantida.

Estrasburgo não é uma região desconhecida de António Costa que já a visitou por várias vezes. Primeiro enquanto eurodeputado e mais recentemente como primeiro-ministro de Portugal. Agora volta como ex-chefe do Governo mas já a saber que será nesta região que vai passar grande parte do tempo depois de ter sido eleito pelos líderes da União Europeia para chefiar o Conselho Europeu.

Nesta visita, António Costa encontrou-se com Roberta Metsola, recém reeleita presidente do Parlamento Europeu. Ao jornalistas, o antigo primeiro-ministro justificou a presença em Estrasburgo como forma de apoio à recandidatura de Ursula von der Leyen.

Foi a mensagem que terá deixado aos eurodeputados da família socialista perante a incerteza da recondução da alemã à frente da Comissão Europeia.

A mais recente eurodeputada do Partido Socialista (PS), Marta Temido, também esteve presente e deixou clara a sua posição.

"Não há cheques em branco, o que há é acordos que são para cumprir e não nos passa pela cabeça que não sejam cumpridos", defendeu a antiga ministra da Saúde.

Do lado aposto, a favor da Aliança Democrática (AD), Sebastião Bugalho diz acreditar na palavra dos "socialistas, PPE e liberais" perante a reeleição de Ursula von der Leyen para os próximos cinco anos.

Os liberais já mostraram maior abertura para apoiar a alemã. Quanto à sua reeleição, só na quinta-feira é que as dúvidas ficam esclarecidas. O voto é secreto e von der Leyen precisará de alcançar maioria.

Ler artigo completo