António Rios Amorim é “pioneiro” no compromisso sustentável

2 dias atrás 21

CEO da Corticeira Amorim foi eleito ‘Pioneiro no compromisso com os ODS’ pela United Nations Global Compact Network Portugal, na categoria Grandes Empresas.

O CEO e presidente da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, foi selecionado como ‘SDG Pioneer 2024 – Portugal’, na categoria ‘Grandes Empresas’, “em reconhecimento da sua dedicação, inovação e liderança na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estando à frente do maior grupo de transformação de cortiça do mundo, um grupo responsável perante os desafios globais e comprometido na criação de um futuro melhor para todos, mais inclusivo, equitativo e sustentável”, revela fonte da empresa.

Os ‘SDG Pioneers’ são uma iniciativa anual da UN Global Compact, que pretende distinguir, a nível mundial, os líderes que defendem para as suas empresas uma abordagem positiva baseada nos 17 ODS, definindo metas ambiciosas a nível ambiental, social e de governance.

O empresário “foi distinguido entre vários profissionais do setor privado nacional, após um rigoroso e competitivo processo de seleção que contou com um painel multi-stakeholder, composto por representantes do board UN Global Compact Network Portugal, entidades das Nações Unidas, representantes da OIM – Organização Internacional para as Migrações, AdP– Águas de Portugal e Nova SBE – Nova School of Business & Economics”.

Além do reconhecimento pelo seu trabalho a nível nacional, enquanto SDG Pioneer 2024 – Portugal, “António Rios de Amorim será ainda considerado na Ronda Global, que identificará os Pioneers Globais UN Global Compact, em setembro de 2024”.

Citada pelo comunicado, Anabela Vaz Ribeiro, Executive Directo, UN Global Compact Network Portugal “António Rios de Amorim destaca-se como um visionário na área da sustentabilidade, liderando iniciativas inovadoras que demonstram a sua paixão pela natureza. Sob a sua orientação, tem havido um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável com o foco particular sobre a sustentabilidade ambiental, demonstrando que é possível aliar crescimento económico com o uso sustentável de recursos. O seu trabalho tem sido decisivo para impulsionar a sustentabilidade no setor, servindo de inspiração para outros líderes e empresas em todo o mundo.”

Sob a liderança de António Rios Amorim, “a Corticeira Amorim consolidou, em 2023, a sua posição de vanguarda na sustentabilidade ambiental, com destaque para a redução de 9,1% no consumo de energia, o aumento para 68,3% na utilização de energia renovável controlada e a diminuição de 8,8% nas emissões de CO2. A par disso, a empresa reforçou também os seus compromissos na dimensão social, implementou um plano destinado à promoção da igualdade, diversidade e inclusão e reforçou as suas práticas junto das novas gerações, com destaque para o lançamento do Programa Young@Cork, que promove a integração dos jovens, bem como o seu desenvolvimento e formação”. Ao nível de governance, a Corticeira Amorim, aumentou a sua independência e transparência, em 2023, assegurando a gestão responsável e ética da sua atividade.

Licenciado em Comércio Internacional pela Universidade de Birmingham, António Rios de Amorim concluiu estudos executivos em gestão no INSEAD, Stanford e Universidade de Columbia. Foi presidente da Confederação Europeia de Cortiça entre 2003 e 2010 e, em 2012, terminou o seu terceiro mandato consecutivo à frente da APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça. Rios de Amorim acumula também a função de pesidente da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação.

Ler artigo completo