AO MINUTO: Ataques? "Bloquear rede"; Tráfego retomado "parcialmente"

2 meses atrás 96

Eurostar cancela cerca de 25% dos comboios

Daniela Filipe | há 59 segundos

Cerca de 25% dos comboios da empresa Eurostar foram cancelados esta sexta-feira, particularmente nas ligações entre Paris e Londres, e Paris e Bruxelas.

"Hoje, a Eurostar vai cancelar 25% dos comboios. Este também será o caso no sábado, dia 27, e no domingo, dia 28", disse a entidade, citada pelo Le Parisien.

Circulação está a ser retomada de forma "gradual", diz ministro

Daniela Filipe | há 4 minutos

O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, garantiu que a circulação ferroviária está a ser retomada de forma "gradual", ainda que tenha salientado que, nas estações de Montparnasse e Bordéus, poderá passar apenas "um comboio em cada três" durante a tarde.

O responsável salientou que a linha Atlantique foi a mais afetada, no que descreveu ter sido "um ato criminoso". Disse, ainda, que há "provavelmente uma ligação com os Jogos Olímpicos".

🔴 Perturbations SNCF
🗣️ "Le traffic commence à reprendre, je veux remercier les agents de SNCF Réseau qui se sont fortement mobilisés ce matin. C'était vraiment la ligne Atlantique qui était touchée. On devrait retrouver 1 train sur 3 cet après-midi" : @P_Vergriete pic.twitter.com/XcrbA2ja5H

— TF1Info (@TF1Info) July 26, 2024

Ministra do Desporto condena ataque que pretende sabotar os jogos

Lusa | há 11 minutos

A ministra do Desporto francesa classificou de sabotagem o "ataque massivo" contra a rede ferroviária e disse que autoridades estão a avaliar o impacto nas deslocações e a garantir o transporte das delegações para os locais de competição.

"Jogar contra os Jogos é jogar contra a França, contra o seu próprio campo, contra o seu país", disse Amélie Oudéa-Castera, em declarações à televisão BFM, sublinhando que os Jogos Olímpicos 2024 foram "preparados com muito cuidado por várias centenas de milhares de pessoas durante quase 10 anos".

Aeroporto franco-suíço de Basileia-Mulhouse evacuado por "segurança"

Lusa | há 12 minutos

O aeroporto de Basileia-Mulhouse foi evacuado por "razões de segurança", anunciou hoje a plataforma franco-suíça, numa altura em que a rede ferroviária já se encontra gravemente perturbada em França, na sequência de atentados contra infraestruturas ferroviárias.

"Por razões de segurança, o terminal teve de ser evacuado e está atualmente encerrado. Mais informações serão dadas em breve", refere o aeroporto, situado em França, perto da fronteira com a Suíça.

Vários comboios cancelados entre Paris e Londres devido à sabotagem

Lusa | há 12 minutos

Vários comboios que ligam Paris a Londres foram hoje cancelados devido à sabotagem contra a rede ferroviária de alta velocidade TGV, que está a provocar graves perturbações em toda a rede ferroviária francesa, declarou a empresa Eurostar.

Além dos comboios cancelados, "todos os comboios de alta velocidade de e para Paris serão desviados hoje pela linha convencional" e, por isso, circularão a velocidade reduzida, afirmou o Eurostar no seu portal oficial, indicando que tal situação "estende a viagem em aproximadamente uma hora e meia".

A ligação entre Paris e Bruxelas também foi afetada pelas perturbações causadas pela sabotagem, disse o Eurostar à agência de notícias AFP.  

Ataques visam bloquear comboios para Paris antes dos Jogos, diz Attal

Lusa | há 13 minutos

O primeiro-ministro francês cessante afirmou hoje que a sabotagem e o fogo posto que atingiram partes importantes da rede ferroviária francesa de alta velocidade na véspera dos Jogos Olímpicos visaram "bloquear a rede de comboios de alta velocidade".

Segundo Gabriel Attal, os vândalos visaram estrategicamente as principais rotas do norte, leste e oeste em direção a Paris, horas antes de a cidade acolher a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Em declarações aos jornalistas, Attal disse que haverá "consequências enormes", com "centenas de milhares" de pessoas bloqueadas quando tentam visitar Paris para os Jogos ou para as férias.

Linhas de alta velocidade francesas paralisadas por "atos maliciosos"

Notícias ao Minuto | há 14 minutos

Horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorre esta sexta-feira, as linhas de alta velocidade francesas foram alvo de "atos maliciosos", incluindo ataques de fogo posto que interromperam a circulação.

"Este é um ataque massivo em grande escala para paralisar a rede TGV", disse a empresa de transporte ferroviário SNCF à AFP.

A entidade indicou que muitas rotas terão de ser canceladas e que a situação durará "pelo menos durante todo o fim de semana", por forma a realizar as reparações necessárias.

Início de cobertura

Daniela Filipe | há 15 minutos

Boa tarde. Acompanhe aqui AO MINUTO as mais recentes atualizações sobre os "atos maliciosos" que assolaram as linhas de alta velocidade francesas, esta sexta-feira.

Ler artigo completo