AO MINUTO: Mais de 20.250 mortos em Gaza; Ataques em Deir al-Balah

8 meses atrás 98

Pelo menos 40 palestinianos mortos em bombardeamentos

Joana Duarte | há 4 minutos

Pelo menos 40 palestinianos morreram e dezenas ficaram feridos, durante a madrugada deste domingo, quando várias áreas residenciais da cidade de Deir al-Balah foram alvo de bombardeamentos, que destruíram casas.

Foram dadas ordens de evacuação, devido a fortes combates.

Número de mortos em Gaza atinge os 20.258

Joana Duarte | há 4 minutos

Um novo balanço dá conta que morreram, desde o dia 7 de outubro, 20.258 pessoas na Faixa De Gaza. O número de feridos já atingiu os 53.688.

Já na Cisjordânia ocupada, de acordo com a Al Jazeera, morreram 303 pessoas e 3.450 ficaram feridas. 

Oito soldados israelitas mortos em Gaza

Joana Duarte | há 4 minutos

Oito soldados israelitas foram mortos em Gaza, anunciou o exército de Israel. Segundo a Al Jazeera, o exército publicou os nomes, bem como informações adicionais, dos oito soldados e oficiais que morreram em combate. 

Tropas israelitas retiram-se do campo de refugiados de Nur Shams

Joana Duarte | há 3 minutos

As tropas israelitas retiraram-se do campo de refugiados de Nur Shams, na Cisjordânia ocupada. A AL Jazeera afirma que foram partilhados vários vídeos, em plataformas palestinianas, que mostravam os veículos militares a retirarem-se do campo. 

Para recordar

Joana Duarte | há 22 minutos
O movimento islamita palestiniano Hamas exigiu um inquérito internacional sobre "execuções sumárias" que atribui ao Exército israelita na Faixa de Gaza, afirmando que ocorreram pelo menos 137 desde o início do conflito em 7 de outubro.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teve uma chamada "longa" e "privada" com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, enfatizando a proteção de civis como uma "necessidade crítica". Biden “enfatizou a necessidade crítica de proteger a população civil, incluindo aqueles que apoiam a operação de ajuda humanitária, e a importância de permitir que os civis se afastem com segurança das áreas de combate em curso", afirmou a Casa Branca num comunicado.

O grupo islamista Hamas criticou uma recente reunião entre os líderes das igrejas na Terra Santa com o Presidente israelita, Isaac Herzog, realizada em plena guerra, dizendo que aquelas lideranças cristãs não representam o povo palestiniano.

O exército israelita anunciou que cinco dos seus soldados foram mortos desde sexta-feira em combate na Faixa de Gaza. Quatro militares foram mortos na sexta-feira no sul da Faixa de Gaza e um quinto hoje no norte do território palestiniano, indicou o Exército em comunicado.

A Sociedade do Crescente Vermelho palestiniano afirma que continua a funcionar no campo de refugiados de Jabalia, onde tem um posto médico, apesar dos bombardeamentos israelitas. Num vídeo, citado pela agência Al Jazeera, trabalhadores chineses são vistos a tratar palestinianos feridos por ataques aéreos.

Os rebeldes e o governo do Iémen comprometeram-se a respeitar um novo cessar-fogo e aceitaram a abertura de um processo de paz para pôr fim ao conflito, anunciou hoje o enviado especial das Nações Unidas para o Iémen.

Início de cobertura

Joana Duarte | há 28 minutos

Bom dia. Começamos mais uma cobertura AO MINUTO dos principais acontecimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, particularmente na Faixa de Gaza. Poderá consultar as ocorrências do dia de ontem na ligação abaixo:

AO MINUTO: Mais de 20 mil mortos em Gaza; Netanyahu agradece a Biden

Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.

Notícias ao Minuto | 07:52 - 23/12/2023

Ler artigo completo