AO MINUTO: Pedro Nuno e Luís Montenegro reúnem-se; Há nova votação

1 mes atrás 41

Ventura já reagiu ao encontro entre PS e PSD. "Centrão a unir esforços"

Marta Amorim | há 4 minutos

André Ventura já reagiu nas redes sociais à notícia de que Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos se vão reunir para desbloquear o impasse em torno da eleição do presidente da Assembleia da República. 

O PSD prefere negociar com o PS do que com o CHEGA! É o centrão a unir esforços com medo de perder tachos! Este país precisa mesmo de uma limpeza! 😡 #CHEGA pic.twitter.com/YA0xDQT1pG

— Partido CHEGA 🇵🇹 (@PartidoCHEGA) March 27, 2024

AR? Montenegro e Pedro Nuno reúnem-se esta manhã para desfazer impasse

Notícias ao Minuto | há 7 minutos

O presidente do Partido Social Democrata (PSD) e primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e o secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, vão reunir-se na manhã desta quarta-feira para tentar desbloquear o impasse na eleição do presidente da Assembleia da República (AR). A informação é avançada pelo jornal Público.

Na última votação do dia, o candidato socialista Francisco Assis obteve 90 votos, ao passo que o nome apontado pelo PSD, José Pedro Aguiar-Branco, teve 88 votos. O Chega também apresentou a deputada Maria Manuela Tender, que trocou o PSD pelo partido liderado por André Ventura, e que obteve 49 votos, ainda que a bancada parlamentar do Chega tenha 50 deputados.

Montenegro e Pedro Nuno Santos reúnem-se, assim, com o objetivo de encontrar acordo para desfazer o 'nó' criado na Assembleia da República, logo na primeira reunião dos deputados da recém-formada XVI Legislatura.

À quarta é de vez? AR 'sem rei nem roque' (mas hoje há nova votação)

Daniela Carrilho | há 8 minutos

Após três votações durante o dia e noite de terça-feira, o Parlamento não conseguiu eleger o novo presidente da Assembleia da República. Há um novo 'round' marcado para as 12h00 desta quarta-feira - que se espera que reúna consenso e resolva o impasse. 
 
A eleição tem de ser realizada na primeira reunião plenária da legislatura por maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções, ou seja, um total de 116.

Para a nova votação ao final da manhã, os partidos têm até às 11h00 para apresentar outros candidatos.

À quarta é de vez? AR 'sem rei nem roque' (mas hoje há nova votação)

Após uma terça-feira de votações (sem sucesso) para escolher o novo Presidente da Assembleia da República, há um novo 'round' marcado para as 12h00 desta quarta-feira - que se espera que reúna consenso e resolva o impasse.

Daniela Carrilho | 08:42 - 27/03/2024

Início de cobertura

Marta Amorim | há 15 minutos

Bom dia! O Parlamento volta hoje a tentar eleger o seu presidente, depois de três tentativas falhadas na terça-feira. A sessão da quarta votação está marcada para o meio-dia. Acompanhe aqui

Ler artigo completo