O acordo assinado foca-se na formação nas áreas da indústria, agricultura, área digital, economia verde, vendas, saúde e business intelligence, contando com o contributo de empresas como Nestlé, Sogrape, SAP, EDP, Galp, Intelcia, CUF, Hovione e Worten.
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) juntou-se à PRO_MOV para reforçar as qualificações dos seus associados, preparando-os para o mercado laboral do futuro. Através da iniciativa promovida em Portugal ao abrigo do programa Reskilling 4 Employment (R4E), estas entidades dotar os trabalhadores das competências necessárias “para os empregos de futuro, resilientes a um mercado de trabalho em constante alteração devido às transições digital e ambiental”.
O acordo assinado esta quarta-feira visa melhorar as competências dos trabalhadores portugueses com foco em sete áreas chave definidas pelos responsáveis da European Roundtable for Industry (ERT), a organização por detrás do R4E. Estas áreas são a indústria, agricultura, área digital, economia verde, vendas, saúde e business intelligence.
Cada uma destas áreas terá um ‘laboratório’ próprio que será liderado por empresas de proa de cada sector, informa o comunicado com o anúncio da parceria. Assim, Nestlé, Sogrape, SAP, EDP, Galp, Intelcia, CUF, Hovione e Worten, focando-se na formação de “profissões tão diversas como software developer, eletricista de instalações sustentáveis, administrador de redes e cibersegurança, auxiliar de ação médica, técnico analista ou operador agrícola especializado”.
“A assinatura deste protocolo permite à APCC promover a dinamização da requalificação profissional e a reintegração no mercado de trabalho de profissionais qualificados e preparados para os desafios atuais e futuros. Enquanto associação representativa de um sector que está na vanguarda do que melhor se faz na Europa e no Mundo, é nosso objetivo promover a prática de políticas sociais responsáveis”, afirma Cristina Moreira dos Santos, Presidente da APCC.
“A requalificação de recursos humanos e o seu regresso ao mercado de trabalho permite-nos usufruir de uma nova pool de emprego que se revela fundamental para fazer face ao dinamismo e requisitos do sector. Esta parceria ajuda-nos a cumprir esses objetivos”, completa.
A APCC conta com mais de 140 associados perfazendo 7959 lojas, geram 280 847 postos de trabalho e contam com 475 milhões de visitas por ano. Já o PRO_MOV é a primeira iniciativa em Portugal do programa R4E – Reskilling 4 Employment, criada pelo ERT – European Roundtable for Industry, um fórum de alto nível que junta cerca de 60 CEO e presidentes de grandes empresas.