APDC, governo e instituições de ensino superior renovam acordo do programa UPskill

10 meses atrás 67

O protocolo, assinado esta segunda-feira, 18 de dezembro, garante a continuidade por mais três anos do programa lançado em 2020 e que já deu formação especializada a cerca de 1.700 pessoas.

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), o Governo, através do IEFP, o CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos – , o ISCTE-IUL e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa renovaram esta segunda-feira, 18 de dezembro, o acordo relativo ao Programa UPskill – Digital Skills & Jobs.

A assinatura do protocolo garante a continuidade, durante mais três anos, do programa lançado em 2020 e que nas três edições já realizadas assegurou a formação especializada de cerca de 1.700 pessoas.

“A ambição é continuar a reforçar a formação em áreas tecnológicas de elevada procura no mercado, numa conjuntura em que cresce exponencialmente a procura de recursos humanos especializados nestas áreas”, justificam as promotoras do programa.

Esta segunda-feira, durante a assinatura da renovação do acordo, as instituições de ensino superior signatárias manifestaram a disponibilidade para passarem a atribuir às formações do programa UPskill um sistema de atribuição de créditos (ECTS), no sentido de facilitar aos formandos que frequentaram o programa a continuidade da sua formação no âmbito do ensino superior.

As vagas abertas para formação respondem a necessidades concretas de talento, identificadas pelas empresas envolvidas no programa, atraindo para estas áreas pessoas desempregadas ou em situação de subemprego vindas de outras áreas, com o ensino secundário ou o ensino superior.

As empresas não só participam ativamente na fase de formação em instituições de ensino superior, através da rede de politécnicos representados pelo CCISP, ou do ISCTE e da FCUL, como asseguram a formação em contexto de trabalho e, no final do processo garantem a contratação de, pelo menos, 80% dos recursos solicitados. Em regra, a formação na academia dura seis meses e a formação em contexto de trabalho três.

Ler artigo completo