Apesar das restrições dos Estados Unidos, China continua a comprar “chips” da Nvidia

9 meses atrás 76

Os Estados Unidos proibiram a venda de chips de IA da Nvidia à China, no entanto houve várias instituições estatais que compraram pequenos lotes de semicondutores desta empresa.

Os institutos estatais de pesquisa de inteligência artificial (IA), universidades e corpo militar chineses compraram durante o ano passado pequenos lotes de semicondutores da Nvidia, que foram proibidos pelos Estados Unidos de serem exportados para a China, segundo avança a ‘Reuters’.

As vendas de fornecedores chineses, em grande parte desconhecidos, sublinham as dificuldades que Washington tem enfrentado, apesar das suas proibições, para cortar completamente o acesso da China a “chips” avançados dos Estados Unidos. O uso destes “chips” podem ajudar nos avanços da IA no país asiático.

A compra ou venda de “chips” norte-americanos de última geração não é ilegal na China e os documentos de licitação disponíveis ao público mostram que dezenas de entidades chineses compraram e receberam semicondutores da Nvidia desde que as restrições foram impostas.

Esta contínua procura e acesso aos “chips” proibidos da Nvidia evidencia a falta de boas alternativas para as empresas chinesas, apesar do desenvolvimento crescente de produtos rivais da Huawei. Antes da proibição a Nvidia detinha 90% do mercado chinês de chips de IA.

Ler artigo completo