Apple compromete-se a dar acesso ao seu sistema de pagamento móvel às outras empresas

8 meses atrás 59

Depois da Comissão Europeia ter acusado a gigante norte-americana de restringir este acesso às empresas, o que dificultava o desenvolvimento de opções alternativas de pagamento, a Apple decidiu comprometer-se em dar acesso a programadores de empresas rivais.

A Apple vai dar acesso os seus sistemas de pagamento móvel tap-and-go, que utiliza a tecnologia independente Near-Field Communications (NFC), do Apple Pay, a programadores de empresas rivais, depois da Comissão Europeia a ter acusado de restringir este acesso às empresas, o que dificultava o desenvolvimento de opções alternativas de pagamento, segundo a ‘Reuters’.

Agora a Comissão Europeia está à procura de feedbacks das empresas rivais da Apple, sobre as concessões da gigante norte-americana, de forma a que esta evite uma multa e acusações de antitrust da União Europeia (EU), uma lei que protege a livre concorrência.

Em comunicado, a Apple afirmou que “assumimos o compromisso de oferecer, a programadores de outras empresas no espaço económico europeu, uma opção que vai permitir aos seus utilizadores fazerem pagamentos contactless NFC a partir das suas aplicações iOS, separados da Apple Pay e Wallet”.

Este acesso é dado a programadores de pagamentos, bancos, e de aplicações de carteiras digitais no espaço económico europeu, como alternativa ao Apple Pay, informa a empresa norte-americana. Assim, passa a ser possível os utilizadores escolherem se querem efetuar os pagamentos com recurso a um serviço da Apple ou de outra aplicação de NFC, através do banco ou emissor do cartão.

A Comissão Europeia especificou que o uso destas aplicações de pagamentos deverá também ser possível em lojas fora do espaço económico europeu. “Se a Apple conseguir manter a sua promessa, muda completamente o ‘jogo’ para as carteiras móveis”, sublinha a empresa nórdica, Vipps MobilePay.

“Estamos muito positivos e otimistas com o compromisso que a Apple assumiu, mas vamos guardar a verdadeira celebração para quando virmos a Apple a cumprir o compromisso sem obstáculos e custos extra para os programadores”, sublinha o chefe executivo da empresa nórdica, Rune Garborg.

O compromisso da gigante tecnológica inclui funcionalidades adicionais, como o padrão para os aplicativos de pagamento preferenciais ou o acesso a recursos de autenticação como FaceID.

Ler artigo completo