Apple permite instalar apps a partir de websites

6 meses atrás 63

Até agora, os utilizadores de iPhone e iPad tinham de recorrer à loja de aplicações para descarregar as suas apps favoritas. Agora, por causa da nova regulamentação na Europa, a Apple vai passar a permitir a que possam descarregá-las a partir das páginas online. A opção de Distribuição Web vai estar disponível mais tarde este ano e permitir que os programadores “distribuam apps de iOS aos utilizadores europeus diretamente a partir dos seus sites”.

A empresa de Cupertino compromete-se a disponibilizar as API para facilitar a distribuição desta forma, integradas com funcionalidade de sistema, de cópias de segurança e de restauro. Para se qualificarem para distribuir apps desta forma, os programadores têm de já fazer parte da comunidade e já contar com mais de um milhão de downloads na União Europeia no ano passado. O ArsTechnica cita a Apple que descreve que os programadores devem “ser um membro do Apple Developer Program por dois anos consecutivos ou mais, ter uma app que tenha um milhão de primeiras instalações no iOS na UE no ano anterior”.

A Apple estima que menos de 1% dos programadores estejam elegíveis, com estes requisitos, para distribuir as suas apps pela web.

A página online que disponibiliza a app terá de pertencer a um domínio registado anteriormente na App Store Connect, como forma de assegurar a integridade da plataforma. Para conseguirem instalar apps desta forma, os utilizadores vão ter de ‘permitir’ o programador das definições do iOS antes: “ao instalar uma app, uma página de sistema vai aparecer com informação disponibilizada pelos programadores à Apple para revisão, como o nome da aplicação, o nome do programador, a descrição da app, capturas de ecrã e classificação etária”.

Recorde-se que em janeiro, a Apple anunciou que se prepara para permitir também a distribuição de aplicações a partir de “lojas alternativas”. Todas estas alteração são provocadas pela proximidade e entrada em vigor agora do Regulamento dos Mercado Digitais na Europa.

Ler artigo completo