Apreendidas 4 toneladas de cocaína em sacos de arroz em Barcelona

2 meses atrás 45

A Guardia Civil espanhola apreendeu mais de quatro toneladas de cocaína escondidas em sacos de arroz, no Porto de Barcelona, Espanha, e desmantelou a organização internacional responsável pelo contrabando de grandes remessas deste produto estupefaciente. 

Num comunicado divulgado na sexta-feira, a força espanhol revelou que tudo começou no ano passado, com uma investigação a uma empresa espanhola que transportava contentores de arroz do Paraguai para o Porto de Barcelona.

"Dadas as suspeitas dos agentes sobre a existência de cocaína em alguns dos 10 contentores que chegavam, foi acordado efetuar uma busca exaustiva a esses contentores. Os agentes encontraram cerca de 4,020 quilos de cocaína, distribuídos em sacos de cocaína em pó e escondidos entre os sacos de arroz", revela.

Segundo a Guardia Civil, "esta é a maior quantidade desta substância encontrada até à data no Porto de Barcelona". 

De acordo com a mesma nota, a organização dispunha de uma infraestrutura em Assunção (Paraguai) para "transformar a droga em pó, embalá-la em sacos de plástico e colocá-la em sacos de arroz que eram depois cosidos à mão e enviados para a Europa". 

No final de outubro, depois de os contentores terem sido enviados para Barcelona, "as forças policiais paraguaias interceptaram no porto de Villeta (Paraguai) um novo carregamento de 3.312 quilos de cocaína com destino à Bélgica". 

Em março deste ano, em Southampton, no Reino Unido, "foi intercetado outro carregamento de 2.100 quilos de cocaína, dirigido à empresa espanhola investigada, com sede em Toledo". Nesta ocasião, "a organização criminosa, diversificando os riscos, tinha utilizado o porto de Guayaquil, no Equador, e tinha optado por introduzir pacotes camuflados com grãos de cacau". 

A rede criminosa, sediada em Espanha, "era composta por empresários especializados na importação e exportação, encarregados de dar uma aparência legal às atividades ilícitas, por investidores que forneciam o capital necessário para a logística das operações e por seguranças encarregados de proteger os restantes, tanto de possíveis ações violentas como da vigilância e das investigações policiais". 

A operação resultou na detenção de oito pessoas em Espanha, incluindo o administrador da empresa. Há ainda cinco pessoas sob investigação.  Por seu lado, as autoridades policiais paraguaias detiveram duas pessoas, incluindo o principal líder da organização no Paraguai.

"No total, foram apreendidos 9.432 quilos de cocaína, dos quais 4.020 quilos foram interceptados no Porto de Barcelona. Esta quantidade recorde evidencia a importância da organização criminosa que foi desmantelada e cujo objetivo era o contrabando de grandes quantidades de cocaína para a Europa", realçou a Guardia Civil. 

Leia Também: Copiloto da easyJet desmaia durante voo entre Londres e Lisboa

Ler artigo completo