Apreendidos artigos contrafeitos no valor de 1,4 milhões de euros

2 meses atrás 78

18 jul, 2024 - 00:08 • Lusa

Armazém de Vila do Conde guardava quase 650 mil artigos falsificados.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou a apreensão de mais de 645 mil artigos contrafeitos, com um valor superior a 1,4 milhões de euros, após uma ação realizada num armazém em Vila do Conde, distrito do Porto.

Segundo organismo, a operação de fiscalização foi realizada no âmbito do "combate à violação dos direitos de propriedade industrial, designadamente os ilícitos de contrafação, imitação e uso ilegal de marca", tendo resultado na apreensão de artigos de diferentes tipologias.

"Foram apreendidos 645.930 artigos contrafeitos, designadamente equipamentos desportivos, vestuário, acessórios, perfumes, cosmética, "smartwaches" e "airpods", tendo sido instaurado o respetivo processo-crime pelos ilícitos de venda ou ocultação de produtos", pode ler-se no comunicado.

A ASAE estimou que o valor da apreensão é de 1.462.973 euros e informou que "o suspeito que fazia a gestão do armazém de acesso reservado [onde incidiu a operação] já possui antecedentes nesta prática ilícita".

"A contrafação constitui um crime precedente do branqueamento de capitais, sendo este último um crime de prevenção e de investigação prioritária. A ASAE continuará a desenvolver ações de inspeção, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, com vista à salvaguarda das regras do mercado e da livre concorrência, defendendo os direitos da propriedade industrial", completou o organismo.

Destaques V+

Ler artigo completo