Aprovada ligação da Zona Industrial de Vagos à A17

8 meses atrás 68

"Esta é uma obra de grande importância estrutural para o concelho de Vagos no seu todo, mas com especial enfoque nos empresários e nas suas empresas, na capacidade logística que vão ganhar, depois da conclusão da mesma", destacou o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado.

De acordo com o autarca, esta empreitada vai permitir ao município de Vagos ganhar uma nova centralidade industrial, passando a ZI de Vagos a ter uma localização mais privilegiada.

"Pode potenciar a atração de investimento para este polo industrial, para além de permitir o desvio do trânsito de veículos pesados do centro urbano de Vagos", destacou.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal de Vagos (distrito de Aveiro) informou que o projeto recebeu luz verde na última reunião do executivo municipal, que decorreu na semana passada.

Terá um custo estimado de 5,8 milhões de euros, "com financiamento previsto, por fundos comunitários, ao abrigo do quadro comunitário Portugal 2030, em cerca de dois milhões de euros".

O projeto de execução da ligação da ZI de Vagos à A17 contempla quatro troços, devidamente interligados, com início na zona industrial de Vagos, passando pela Caminho dos Cavaleiros, que posteriormente conectará ao cruzamento com a estrada nacional 109, na freguesia de Santo André de Vagos, onde se fará a ligação com a A17.

Segundo a autarquia, esta ligação encontra-se prevista no Plano Diretor Municipal (PDM) desde 2009, tendo sido desenvolvido um projeto de execução a partir de 2020.

"Esta obra já teve o seu início efetivo, nomeadamente através da desafetação de mais de 400 de um total de 485 parcelas de terreno por auto de expropriação amigável".

Através da nota enviada aos jornalistas destaca-se ainda que o projeto teve em conta a importância do cruzamento das vias de trânsito, tendo sido adotada a solução de construção de cinco rotundas ao longo da via, nos cruzamentos e entroncamentos mais relevantes.

Teve ainda em atenção o ordenamento dos entroncamentos e cruzamentos através de sinalização vertical e horizontal, com pavimentação das serventias.

"Todo o percurso será acompanhado por uma ciclovia, o que aumentará significativamente a mobilidade suave e sustentável no concelho de Vagos", concluiu a Câmara.

Leia Também: PSD Alto Minho exige demissão de Eduardo Teixeira da Câmara de Viana

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo