Artur Jorge: «Temos de ser um Sp. Braga muito forte para contrariar este Sporting»

7 meses atrás 69

Antevendo um jogo com golos, Artur Jorge pede um Sp. Braga "na melhor versão" para contrariar um Sporting "muito forte" e que, segundo o treinador dos minhotos, está "extremamente motivado". Al Musrati, que ontem se despediu do clube e rumou ao Besiktas, também mereceu um comentário do técnico: "Não diminui a nossa ambição".

O que é que o Sp. Braga tem de fazer para vencer? "É mais fácil de dizer do que fazer. Reforço o que já disse nos jogos anteriores, que o Sporting é um adversário muito forte, bem orientado, está extremamente motivado e teremos de ser a nossa melhor versão para discutir o resultado e tentar ganhar. Este jogo não fugirá à regra. Temos de ser um Sp. Braga muito forte para contrariar este Sporting".

O facto de o Sporting ter jogado a meio da semana pode ser benéfico para o Sp. Braga? "A minha abordagem ao nosso percurso e à densidade competitividade está à vista e não me tenho agarrado a isso. Esta é apenas a segunda semana completa que temos livre desde o início da semana, queríamos estar a competir, mas não vejo que seja grande vantagem ou desvantagem para nós. As equipas de topo têm de estar preparadas para isto. 

Perder Al Musrati a meio da época é menos doloroso? "Confesso que nesta altura não pensaria perdê-lo, havia mercados em aberto, era jogador muito cobiçado, não vinha jogando porque vinha de 3 meses de lesão. Faz parte do que é aceitar o projeto do clube, com exigência máxima, ambição, mas com necessidade de vender ativos que potenciamos aqui dentro. Qualquer treinador queria o jogador, porque é tremendamente valioso. Ele está contente, o clube também, o treinador é que nem por isso, mas agora é um desafio para mim, de preencher este espaço que fica vazio".

O que retira do jogo com o Sporting nas ‘meias’ da Allianz Cup? "Fomos melhores do que o adversário porque a avaliação não pode ser feita em função do domínio, da superioridade, e os números valem o que valem. Vamos procurar manter a eficácia, ser melhor do que o adversário. Temos dois jogos com o Sporting, empatámos em Braga, vencemos uma meia-final que nos deu acesso a um título, mas este tem a diferença de ser outro jogo, outro contexto e com duas boas equipas que vão querer ganhar".

Sp. Braga tem mais pontos fora do que em casa e Sporting é a melhor equipa em casa… "São dados que pelo menos dão para pensar que vamos ter um bom espetáculo e golos. Procuram a baliza contrária, os registos acentuam a tendência, mas são números estatísticas".

Gestão foi a melhor depois das saídas de Castro, André Horta e Al Musrati? "Sobre as saídas de Castro e André Horta já falei. Sobre gestão e negócio não falo nem tenho de falar. A gestão é do presidente, que está cá há 20 anos. Procurámos preencher uma posição que não foi possível, perdemos o Al Musrati e fica o treinador nas mãos com isso, mas tal não determina a abordagem daqui para a frente. Conquistámos um título, há muita época para fazer, não diminui a nossa ambição, há muito para ganhar, ativos para valorizar e é com esse sentido que vamos encarar este momento em diante".

Qual era a posição? "Não acho que seja relevante estar a falar disso. É passado"

Banza: "Falei com ele ontem. Vai ter este terceiro lugar para fazer, queria estar na final, mas fez uma CAN abaixo das expetativas, porque jogou muito pouco, e teve esse desabafo comigo…" 

Quando é que o Sp. Braga pode finalmente ombrear com os grandes na luta pelo título? "É muito difícil. Quando falo de expectativas, é isto, pois temos esta necessidade de vender ativos, e vai acontecer sempre. Sabia e sei que isto faz parte do projeto, mas é mais um desafio que terei pela frente, como os que saíram que se façam sentir menos na equipa".

Contratação de João Marques: "Tenho de ter algumas reservas a falar do João Marques, porque sei que vai dar tudo pelo Estoril. É jovem, tem qualidade, conseguimos contratá-lo para nos ajudar na próxima época. Já falei com ele, pode ocupar uma posição intermédia ou nos corredores. Será, esperamos nós, útil num futuro próximo".

Ler artigo completo