Associação de daltónicos critica a federação inglesa. Saiba porquê

8 meses atrás 93

Ativistas em defesa do daltonismo e representantes de associações atacaram a FA, a Federação de Futebol Inglesa, devido aos equipamentos utilizados pelo Sunderland e o Newcastle durante um jogo da Taça de Inglaterra, neste fim-de-semana. Os equipamentos são semelhantes, às listras, mas as cores variam diferem especialmente entre o vermelho do Sunderland e o negro do Newcastle.

Mesmo assim, muitos consideram que as camisolas não tinham contraste suficiente para que os daltónicos pudessem distinguir as duas equipas. Esta não é a primeira vez que a FA é acusada de não respeitar as pessoas com essa condição. 

Kathryn Albany-Ward, fundadora da associação Colour Blind Awareness, escreveu um documento a Federação Inglesa sobre o assunto, apoiado pela UEFA, e, ainda em novembro, dirigiu uma reunião de representantes de clubes da Premier League - incluindo o Newcastle. 

"Escrevi ao diretor de diversidade, igualdade e inclusão da FA depois do jogo entre o Charlton e o Cray Valley Paper Mills, que causou problemas, e não obtive resposta", explicou, em declarações citadas pelo Daily Mail. 

"Voltei a escrever-lhe depois do jogo de sábado e, inicialmente, não tive qualquer resposta". Mais tarde, depois da publicação de notícias sobre o assunto, a FA respondeu a Kathryn. "Disseram-me que havia uma 'orientação' nas regras para aconselhar os clubes sobre a necessidade de ter em conta os daltónicos, mas isso não faz muito sentido se não houver sanções - e não há", acrescentou a ativista. 

De resto, os jogos europeus entre o Arsenal (equipado de vermelho) e o Sporting (de verde) e entre o Manchester United (vermelho) e o Real Betis (verde) também causaram problemas, visíveis nas redes sociais.

Leia Também: Ricardo Pereira marca e Leicester segue em frente na Taça de Inglaterra

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo