Associação Industrial Portuguesa quer reforçar soluções de financiamento a mil PME

1 mes atrás 47

A associação quer aumentar o nível de literacia financeira das Pequenas e Médias Empresas, tendo como tal previstas 34 ações no âmbito do Portugal 2030, para sensibilizar e capacitar as PME nacionais para novas formas de financiamento.

A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) quer aumentar o nível de literacia financeira das Pequenas e Médias Empresas (PME). Para isso, a entidade pretende levar a cabo várias iniciativas no âmbito do Portugal 2030, para sensibilizar e capacitar as PME nacionais para novas formas de financiamento.

Desta forma a AIP, através do SIAC Qualificação, integrado no programa Compete 2030, vai avançar, numa primeira fase com o desenvolvimento de um estudo de base comparativa internacional em países que utilizam com experiência significativa instrumentos de dívida e capital mais estruturados.

O estudo terá entre outros objetivos comparar as PME portuguesas com empresas de países mais avançados em termos de soluções de financiamento, como o Reino Unido, a Suíça, a Noruega, os Países Baixos, a Itália, a França, a Alemanha, Singapura, os Estados Unidos e Canadá.

Após esta primeira fase irão seguir-se 34 ações de sensibilização e de capacitação junto de mil PME portuguesas, além de 25 webinares em que serão divulgados os resultados do estudo e apresentadas propostas de melhoria de soluções existentes ou novas soluções de financiamento.

Por outro lado, a AIP vai também realizar oito bootcamps no Norte, Centro e Alentejo, visando a capacitação direta dos empresários e gestores de PME através de casos práticos sobre metodologias e instrumentos financeiros disponíveis, com utilização de ferramentas adequadas.

José Eduardo Carvalho, presidente da AIP, refere que “há muito tempo que a AIP trabalha na conceção e dinamização de projetos na área do financiamento. É uma das áreas críticas na atividade das PME.

Ler artigo completo