Asus anuncia “IA omnipresente”

3 meses atrás 67

A Computex ainda não abriu as portas oficialmente, mas os anúncios associados à maior feira de tecnologia da Ásia, onde a Exame Informática está presente, já começaram. E, como não poderia deixar de ser, a Asus, um dos grandes gigantes de Taiwan, onde decorre a feira, tem novidades de peso. A começar por uma nova estratégia, a que a marca chamou IA Omnipresente. Ou seja, Inteligência Artificial em todo o lado, desde a computação pessoal aos sistemas empresariais.

No evento de apresentação dos novos produtos, Co-CEO da Asus, Samson Hu, revelou, em traços gerais, a nova estratégia: “Para garantir o nosso sucesso, criámos a nossa abrangente IA Omnipresente. Possibilidades incríveis. Estratégia de IA, que foi concebida para integrar a IA em todos os aspetos do nosso negócio, ao mesmo tempo que mantemos o nosso compromisso com a sustentabilidade. A Asus está a ajudar a liderar o caminho para tornar a IA acessível em todos os lugares para todos e garantir que todos possam lucrar com as possibilidades garantidas pela IA”. Declarações que deixam claro que, para a Asus, a IA será fundamental para manter-se competitiva no mercado da tecnologia.

IA powered by AMD e Nvidia

A concretização da nova estratégia passa por novos produtos. E há, neste campo, muitas novidades. Um dos destaques vai para o portátil Zenbook S 16 com ecrã OLED. Trata-se de um ultraportátil fino e leve, com um chassis fabricado num material exclusivo para a Asus, Ceraluminum, uma liga híbrida de cerâmica. O que, como tivemos oportunidade de comprovar, resulta numa textura orgânica, semelhante ao de algumas cerâmicas. Mas, ao contrário do que estamos habituados a associar à cerâmica, o peso é muito reduzido. Aliás, o Zenbook S16 pesa bem menos de 2 kg. Esta máquina está equipada com o processador AMD Ryzen AI 9 HX 370, um componente que também foi revelado na Computex. Um chip que, como indica o nome, inclui unidade específica para acelerar algoritmos de IA (NPU), com uma capacidade de processamento anunciada de 50 TOPS (biliões de operações por segundo).

Apesar de um pouco maiores e mais pesados, o portáteis TUF A16 e TUF A14 também impressionam pela elegância quando consideramos que se tratam de máquinas de gaming, com processamento gráfico GeForce RTX da série 40. Também estes portáteis estão equipados com processadores AMD Ryzen AI da nova geração para garantir a aceleração das funcionalidades de IA.

A linha Vivobook também foi atualizada com tecnologia IA com suporte para o Copilot+ da Microsoft graças ao processador neural integrado no novo chip da AMD, o Ryzen AI 9 HX 370

Também os profissionais têm direito a novas máquinas para a era da IA. O portátil ProArt P16 clamshell e o ProArt PX13 conversível estão equipados com processadores AMD Ryzen AI e gráficos GeForce RTX até a versão 4070. Este processador também pode ser usado para acelerar algoritmos de IA particularmente exigentes, apresentando uma capacidade de 321 TOPS. Incluindo novas aplicações da própria Asus, como o StoryCube, o MuseTree e o ProArt Creator Hub, criados para melhorar os fluxos de trabalho criativos potenciados.

Os novos portáteis da Asus deverão começar a chegar ao mercado no início do verão. Os preços ainda não foram divulgados.

Ler artigo completo